Conheça a beleza e as histórias das lagoas do litoral piauiense – [Blog da Solange Pereira]

O litoral do Piauí é rico em belezas naturais dos mais variados tipos. Ao lado do Delta do Parnaíba, as praias e lagoas compõe levante cenário maravilhoso.  Entre as lagoas, podemos ressaltar duas principais: Lagoa do Portinho e Lagoa do Sobradinho

Lagoa do Portinho

Reza a mito que uma trágica história de paixão entre os filhos de duas tribos inimigas conta a origem desse belo cenário originário e turístico piauiense, a Lagoa do Portinho. Cercada por dunas que se movimentam com a ação do vento, o lugar é o ideal para o lazer e a prática esportiva. Passeios de navio, estirão pelas dunas e muito forró aos finais de semana complementam o leque de opções para a diversão do visitante.

Os atrativos mais procurados por turistas e visitantes são o passeio de banana boat que proporciona uma viagem refrescante pelas águas cristalinas da lagoa através de um bote inflável em formato de banana, puxado por uma lancha. O momento mais esperado é o término do passeio, quando por meio de uma manobra radical, todos os ocupantes da banana são lançados nas águas da Lagoa do Portinho. Para que essa manobra não traga riscos aos ocupantes, os responsáveis cercam os banhistas de toda a segurança necessária, porquê o uso de coletes e o seguimento de um salva-vidas a bordo da lancha.

Para aqueles que não apreciam as brincadeiras aquáticas, é verosímil se aventurar na tirolesa, espécie de balanço que desliza por um cabo terminando a descida em um refrescante banho nas águas da Lagoa do Portinho. Outra atividade muito procurada, principalmente pelas crianças, é o snowboard, um tipo de surf praticado nas dunas do qual objetivo é equilibrar-se sobre uma prancha.

Uma vez que chegar à Lagoa do Portinho

A lagoa fica na mote entre Parnaíba e Luís Correia e o entrada se dá através da rodovia BR-343 onde o motorista segue até a estrada que leva à lagoa. No lugar, existe uma colônia de férias que dispõe de hospedagem, alimento, entretenimento, além de passeios de navio. Nos finais de semana, os restaurantes promovem shows de forró e de samba. A lagoa do Portinho é ideal para prática de esportes porquê o windsurf.

A represa transbordou pela primeira vez em 2011 e a enxurrada mais recente havia sido no ano de 2016. Ela tem uma parede com 47 metros de profundeza, 870 metros de comprimento, e um sangradouro de 200 metros de largura. A barragem possui uma bacia hidráulica superior a 1,8 milénio hectares.

A enxurrada da barragem proporciona inúmeros benefícios. Além de prometer a ininterrupção do provisão de Patos do Piauí e mais quatro cidades, a “sangria”, porquê é popularmente publicado o transbordamento de um reservatório, potencializa a piscicultura, a lavradio e ainda mais o turismo lugar, atraindo muitos visitantes de toda a região.

Lagoa do Sobradinho

A lagoa do Sobradinho possui a maior extensão em águas doces do litoral do Piauí e está localizada a 20 km do meio da cidade de Luís Correia. Uma grande lagoa, cercada por dunas douradas e natureza preservada. É levante o cenário que o visitante encontrará neste lugar maravilhoso.

Uma vez que chegar à Lagoa do Sobradinho

Logo posteriormente a ingressão da praia do Macapá podemos encontrar a estrada que dá entrada à Lagoa do Sobradinho, que fica à 4 km da rodovia PI 116.

Curiosidades

A origem do nome do povoado se dá porque moradores da idade, murado de centena anos detrás, construíram um sobrado em uma superfície que hoje se encontra tomado por dunas.

Cotidiano da Lagoa do Sobradinho

A população de 900 moradores vive e se sustenta da pesca artesanal, da geração de animais, do artesanato e da lavradio de subsistência. O povoado Lagoa do Sobradinho em Luis Correia é venturoso pela natureza, que no inverno vira um verdadeiro balneário de águas limpas e cristalinas que se formam em meio às dunas, tornando a lagoa do Sobradinho rica em belezas naturais. Quem visitar o litoral do Piauí e não saber essa lagoa vai perder imagens de um paraíso ainda virgem e encantador.

O vilarejo ficou nacionalmente publicado posteriormente as gravações da romance “Cheias de charme” da Rede Orbe. Depois disso, várias equipes de reportagem visitaram o lugar e mostraram para todo o Brasil essa maravilha piauiense.



Por , em 2020-04-20 17:12:00


Natividade www.portalr10.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário