Nutricionista monta cardápio prático e funcional para manter a imunidade – [Blog da Solange Pereira]

Em tempos em que home office e isolamento social são veras para cada vez mais pessoas, é fundamental cuidar da sustento. Um cardápio balanceado contribui para manter a isenção subida e, assim, ameniza as chances de ser contaminado não só pelo coronavírus, porquê por outras doenças.

E porquê nem sempre é fácil determinar o que pôr à mesa, Clube Gourmet conversou com especialistas na dimensão para que ajudassem a montar um cardápio prático e funcional.

A partir de hoje, vamos publicar as sugestões desses profissionais que sabem muito muito os benefícios de uma sustento rica e balanceada.

Hoje, compartilhamos um cardápio prestes pela nutricionista Stephanie Bordon, da Morada Nutri Cozinha Saudável. Ela destaca que é preciso dar atenção ao consumo de variedade em frutas, legumes e verduras, além das proteínas de saliente valor biológico. Deu, ainda duas dicas valiosas:

* Quando for ao supermercado ou quintal, ao chegar em vivenda, tirar todos os provisões das embalagens e higienizá-los;
* Deixar frutas, verduras e legumes lavados na geladeira. Isso facilita muito o dia a dia. Confira:

• SEGUNDA-FEIRA:

Almoço: Arroz integral cozido com qualquer legume ralado ou em pedaços (ex: cenoura cozida ou abobrinha em cubinhos). Experimente colocar açafrão da terreno e tenha um arroz muito suculento + filé de frango grelhado com molho pesto rendeiro + feijoeiro carioca cozido + vagem grelhada na frigideira.

Jantar: Salada de folhas diversas (alface, rúcula, almeirão, agrião…) + batata gulosice cozida no forno com alecrim e óleo de oliva extravirgem.

RECEITA MOLHO PESTO CASEIRO:

Roupão no liquidificador: 1 maço pequeno de manjericão + 250 ml de óleo de oliva extra virgem + 5 castanhas do Pará + sal a paladar (você pode precisar pingar chuva para facilitar o batimento).

• TERÇA-FEIRA:

Almoço: Arroz integral com feijoeiro + mesocarpo bovina de panela ao vinho e cebolas + legumes cozidos no vapor e temperados com ghee e sal rosa.

Jantar: Os legumes do almoço ficam com outra rosto se você cortá-los em cubinhos e misturar aos ovos mexidos. Adicione sal, manjericão fresco em folhinhas, pimenta e outros temperos naturais do seu paladar.

• QUARTA-FEIRA:

Almoço: Tamanho 100% integral ou qualquer outra volume de farinha de grão de ponta, linhaça (exceto volume de farinha branca) + molho de tomate rendeiro + ovos cozidos

Jantar: Salada de mix de folhas temperada com molho de iogurte + lentilha cozida + batata gulosice assada ao forno com alecrim, sal e óleo de oliva extra virgem.

RECEITA MOLHO DE SALADA:

Você vai precisar de 1 pote de iogurte originário desnatado e sem sabor + suco de 2 limões tahiti + sal a paladar + 1 pepino nipónico separado em cubinhos com casca + pimenta do reino a paladar + 2 colheres de óleo de oliva extra virgem. Basta misturar todos os ingredientes dentro de um recipiente com tampa. Consuma em 2 dias.

• QUINTA-FEIRA:

Almoço: Salada de grão de ponta e legumes + sobrecoxa de frango assada ao forno com tomate e temperos naturais.

Jantar: Posta de salmão assada ao forno com legumes. Esses legumes podem ser colocar junto com o peixe, inclusive na mesma assadeira.

RECEITA:

Basta colocar o peixe de um lado e os legumes de outro. O peixe pode ser temperado com alho, cebola, limão, óleo, sal e pimenta do reino. Para os legumes, sugiro: couve flor, vagem, brócolis e repolho. Os temperos para os legumes ficam a seu paladar. Posso sugerir, sal, óleo, pimenta, açafrão, tomilho e alecrim. O tempo de forno varia de harmonia com seu equipamento. Em média 180°C, por 30 minutos.

• SEXTA-FEIRA:

Almoço: Arroz integral com amêndoas laminadas e passas + Filé de frango assado ao forno com batatas rústicas + salada mix de folhas.

Jantar: Mix de cogumelos Paris, shitake e shimeji assados ao forno + purê de mandioquinha + salada de quinua.

RECEITA BATATAS RÚSTICAS:

Você vai precisar de 3 batatas binge higienizadas e com casca. Basta cortá-las em pedaços médios e temperá-las com sal, óleo e alecrim. Levar ao forno por 30 minutos a 230° ou até que esteja muito macias
e coradas

Por , em 2020-04-19 11:18:00


Nascente tododia.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário