Ideias que aliviam a tensão do uso de máscaras – [Blog da Solange Pereira]

A professora aposentada Jaqueline e a modista Maurília criam máscaras com motivos infantis para incentivar o uso (Foto: Registo Pessoal)

Incluídas uma vez que Equipamento de Proteção Individual (EPI) dos profissionais de hospitais, dos postos de saúde, nos consultórios médicos e dentários, as máscaras são uma forma de proteção à saúde. Porém, ainda causam estranheza para algumas pessoas quando utilizadas nas ruas das cidades, prática, que, em Venâncio Aires, passa a ser obrigatória a partir de segunda-feira, 27.

Com a pandemia da Covid-19 as máscaras caseiras ganharam a originalidade de quem as confecciona. Elas podem ser de tecido ou TNT coloridas, listradas, floridas ou poás e vêm até com acessórios. Há máscaras para crianças, de tecidos variados, com os símbolos dos times de futebol, mas todas com um único objetivo, prevenir as pessoas do coronavírus.

As máscaras caseiras estão sendo produzidas por indústrias de confecções, mas também pelas próprias famílias. Com isso, a renda pode ser incrementada, uma vez que muitas profissionais não estão trabalhando, estando em quarentena domiciliar. É o caso da professora Glaucia Rejane Tavares da Silva. Com as aulas paralisadas, foi buscar outra prática que tinha uma vez que hobby. “O artesanato sempre foi minha paixão mas nas horas vagas, em função da pandemia, acabei costurando bolsas e necessaire, patchwork e outros produtos mas, com a premência das máscaras decidimos confeccioná-las”, reforça a professora, que está em vez integral em lar.

Glaucia criou acessórios que acompanham máscaras (Foto: Registo Pessoal)

Ela conta que as máscaras, primeiramente, foram para a família. “Minhas filhas Ane e Adriana divulgaram nas redes sociais e foi de onde surgiram muitos pedidos. Até o marido acabou aprendendo a costurar para atender a demanda. Ficou um trabalho em equipe familiar”, comenta Glaucia. Segundo a professora, as máscaras seguem as orientações do Ministério da Saúde com tecido de algodão e exórdio para a colocação de um filtro descartável para ajudar na proteção.

Uma das ideias inovadoras confeccionadas por Glaucia é das faixas de cabelo para segurar as máscaras e desapoquentar a pressão nas orelhas. A máscara fica presa no botão da tira e é feita com tecidos variados, combinando ou não com a máscara.

INFANTIS

Investindo na traço infantil de costura, as amigas e, agora sócias, Maurília Schmidt e Jaqueline Paza, também estão no atelier de costura fabricando máscaras. Maurília é modista por profissão e Jaqueline é professora aposentada. “As máscaras são bordadas com motivos lúdicos para imprimir alegria e fazer com que incentive as crianças a usá-las”, ressalta Jaqueline. As estampas variam, e tem opções dos personagens infantis, de coelho, gato e muitas outras. Todas laváveis e reutilizáveis.

Uma das novidades é com tecidos ou bordados dos logotipos dos times de preferência.
Também há opções em tecidos floridos, listrados e outros, conforme o palato e estilo da pessoa.

A produção é diária e sob encomenda. Os valores variam entre R$ 7 e R$ 18.

Por , em 2020-04-18 12:00:00


Nascente folhadomate.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário