Em meio à crise, projeto cultural para César de Souza – [Blog da Solange Pereira]

Futura Moradia das Artes será erguida em espaço de 5.654 m², segundo o secretário Mateus Sartori

Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Mogi abriu concorrência para a construção de um novo espaço talhado às artes, cultura e ao esporte, no província de César de Souza.

A futura Moradia das Artes será implantada na rua Edmund Gerke, próxima ao conjunto residencial da CDHU, num espaço de 5.654 m², onde serão erguidos 694,3 m² de construções voltadas para as mais diferentes manifestações culturais daquela comunidade.

“O empreendimento irá atender a uma das metas do Projecto Municipal de Cultura, voltado para a implantação de equipamentos de múltiplas funções, linguagens e usos em bairros descentralizados, com gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Cultura e grupos formados por membros da própria comunidade”, uma vez que destaca o secretário Mateus Sartori, de Cultura.

Segundo ele, no entorno do sítio escolhido para homiziar a Moradia das Artes residem muro de 3 milénio famílias. “Será um pulmão de respiro para facilitar o aproximação a atividades culturais e artísticas”, afirma Sartori, lembrando que a futura denominação do sítio remete à relação com as pessoas do entorno e às artes, que deverão ser trabalhadas por lá. “Serão as mais diversas linguagens artísticas, com oficinas, atividades culturais e também com coisas que as pessoas possam receber e sorver; vamos levar apresentações com objetivo de ampliar o repertório das pessoas que moram no lugar,” diz o secretário.

Sartori lembra que mesmo com todos os problemas provocados pela atual pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura não pode parar. Logo, a Secretaria está buscando vencer todas as etapas burocráticas, uma vez que a publicação de licitação, escolha dos vencedores, podendo até mesmo iniciar a obra. “Se a gente perceber que as construtoras não irão seguir com as obras, nosso projeto pode ser afetado. Mas, no momento, ninguém tem respostas para essa questão”, diz o secretário Sartori, ao ser indagado sobre os efeitos que a pandemia poderão trazer ao projeto.

Teatro

O projeto elaborado para a futura Moradia das Artes prevê a construção de um prédio multiúso, com dimensão de 422 m², onde existirão sala multiúso para artesanatos, pinturas e música, entre outras atividades, além de livraria, espaço para a gestão, foyer (sala de espera de espetáculos), e um teatro com camarim e capacidade para 102 lugares. Os sanitários públicos, almoxarifado, vestiários e despensa para funcionários, repositório de material de limpeza e para zelar materiais esportivos, a serem utilizados nos espaços destinados à prática de diferentes esportes.

Próximo do prédio multiuso, será construído também um conjunto de base, um prédio com 199 m², também dotado de uma segunda sala multiuso, mais sala de artesanato, espaço para oficinas, refeitório, despensa de distribuição, sanitários públicos e repositório.

Do lado extrínseco, haverá ainda uma guarita com sanitário, num espaço de 14 m².

Esportes

Ocupando a extenso espaço existente ao lado das construções será reformada uma quadra poliesportiva já existente no sítio, com reparo e pintura do piso e instalação de alambrado, juntamente com portões de aproximação.

Ainda na dimensão externa, haverá uma rossio com palco resguardado de 59m² para apresentações ao ar livre, destinadas a receber um número maior de espectadores.

Voltadas ainda para os praticantes de esportes, será construída uma mini-quadra de basquete, um playground com equipamentos infantis, bicicletário e muito paisagismo, com árvores nativas, muros verdes, forrações e arbustos, além de bancos para sota e ainda uma iluminação próprio, permitindo a utilização do espaço durante o período noturno.

Em todo o projeto, a Prefeitura de Mogi espera investir R$ 3,58 milhões, sendo R$ 3 milhões financiados pelo Banco do Brasil e o restante, uma vez que contrapartida do município.



Por , em 2020-04-18 04:00:00


Natividade www.odiariodemogi.net.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário