Empresas do RN anunciam doação de milhares de máscaras – [Blog da Solange Pereira]

A união de empresários tem se tornado uma das marcas positivas nesse cenário de pandemia no Rio Grande do Setentrião. Nesta sexta-feira, 17, segmento deles se reuniu com representantes do Governo do Estado, no Meio Administrativo, para o lançamento do programa RN+Protegido. No evento, foram entregues as primeiras 100 milénio máscaras doadas pela indústria têxtil Guararapes; outras 100 milénio estão sendo finalizadas, totalizando as 200 milénio unidades que dão início à campanha.

Créditos: Elisa ElsieSílvio Bezerra, Presidente do Sinduscon/RNSílvio Bezerra, Presidente do Sinduscon/RN

O Sindicato da Indústria da Construção Social do Rio Grande do Setentrião (Sinduscon/RN), representando pelo seu presidente Sílvio Bezerra, anunciou a doação de 2,2 milhões de unidades de máscaras. Em paralelo, a Coteminas está doando material para serem confeccionadas 500 milénio máscaras e a Nortex, confirmou que doará 120 milénio máscaras ao Rio Grande do Setentrião. 

Além das doações, o programa RN+Protegido prevê a obtenção de novas máscaras pelo Governo do Estado. A equipe do projeto Governo Cidadão está em tratativa com o Banco Mundial, com perspectiva de financiamento para aproximadamente 3 milhões de itens. As máscaras serão produzidas pelas oficinas de costura do programa Pró-Sertão, coordenadas pela indústria-âncora, Guararapes. O diretor executivo da empresa, Jaime Amorim, falou sobre a valor da ação para prometer a renda dos trabalhadores das 78 oficinas que estão sendo reativadas no interno do Estado, e ressaltou ainda os cuidados sanitários que estão sendo empregados na ação.

Amorim informou também que todo o verba investido pelo Governo do Estado na obtenção das máscaras será utilizado para remunerar o salário das costureiras, e que a Guararapes irá subsidiar o material, os insumos e a logística da produção. “Para se ter uma teoria, em 3 milhões de peças são usadas 45 toneladas de tecido, o que equivale ao dispêndio de pouco mais de R$ 1,2 milhão. O grupo está envolvido neste esforço humanitário, em solidariedade não só ao Governo do Estado, mas principalmente à população que mais precisa”, ressaltou.

As máscaras distribuídas pelo RN+Produtivo serão fabricadas em tecido. O objetivo é dar maior prontidão na produção e obter melhor aproveitamento de materiais disponíveis no mercado que podem ser destinados à população em universal. Com isso, o Estado garante que outras máscaras, homologadas pela Anvisa (Cirúrgicas e N95), cheguem aos médicos e enfermeiros, expostos a uma trouxa viral muito maior, e ao mesmo tempo fornece uma opção viável para a população.

Créditos: Elisa ElsieJairo Amorim, Dir. Executivo da GuararapesJairo Amorim, Dir. Executivo da Guararapes

Distribuição

Para a distribuição das máscaras, foi criado um comitê formado por órgãos do Estado. O objetivo é declamar a entrega para a população a partir dos setores prioritários, com esteio das secretarias, órgãos e entidades públicas, unidades de saúdes, instituições, organizações da sociedade social e entidades classistas realizando as entregas ao seu público mira.

As primeiras 100 milénio unidades serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (20 milénio); pela Secretaria de Estado da Segurança Pública: polícias Social e Militar, Itep-RN e Corpo de Bombeiros Militar (20 milénio); Secretaria de Estado da Gestão Penitenciária (6 milénio); Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Ação Social: servidores, distribuição nos Restaurantes Populares, Programa do Leite, trabalhadores que atuam no SUAS (12 milénio); Programa RN + Uno (4 milénio); Sindicatos (15 milénio); Associação dos Supermercados do RN (15 milénio); Ceasa e Cecafes (3 milénio)  e Feiras livres (6 milénio).

Por , em 2020-04-17 23:30:05


Nascente www.tribunadonorte.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário