Covid-19: Costurar máscaras é uma nova missão para Maria da Conceição Julião em Angola – [Blog da Solange Pereira]

Voluntária integra projeto «Ondjoyetu», da Diocese de Leiria-Fátima

Foto: Grupo Pregador Ondjoyetu

Sumbe, Angola, 17 abr 2020 (Ecclesia) – A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios à voluntária portuguesa Maria da Conceição Julião, que chegou a Angola em dezembro de 2019 e agora encontrou uma novidade missão, a costurar máscaras.

“Cá as casas são pequeninas, são os quartos, vivem basicamente na rua, pelo que é complicado. Eu, agora, da janela, estou a ver um grupo de crianças, sentados, à sombra de uma árvore”, relata a integrante do projeto pregador ‘Ondjoyetu’, da Diocese de Leiria-Fátima.

Maria da Conceição Julião nasceu em Luanda e deixou o país aos 14 anos de idade, voltando 45 anos depois, para encontrar uma situação inesperada.

“Estou a viver a pandemia de forma tranquila, apesar de todos os alarmes”, refere à Sucursal ECCLESIA.

A missão que a levou ao Gungo – comuna com 2200 km2 e que conta com tapume de 25 milénio habitantes, numa região montanhosa – passa por várias funções, da ensino à culinária ou a costura, alteradas, em segmento, pelo isolamento e distanciamento social.

“Tenho feito outras coisas, neste momento estou a fazer máscaras para nós e para repartir”, explica.

Foto: Grupo Pregador Ondjoyetu

A voluntária manifesta a sua pasmo pela resiliência de um povo que já passou por várias epidemias, conflitos armados e pobreza.

“É um povo que está habituado a viver com a morte, a toda a hora. Criaram, forçosamente, condições para sobreviver”, aponta.

A entrevista disse confiar que a pandemia não será “tão grave” uma vez que está previsto, apesar da urgência de estar “alerta” e de tomar medidas precoces de prevenção.

‘Ondjoyetu’ é o Grupo Pregador da Diocese de Leiria-Fátima, num trajectória iniciado em 1999 que tem sido promotor da aproximação entre esta comunidade católica e a do Sumbe (Angola).

OC

 



Por , em 2020-04-17 12:48:00


Fonte agencia.ecclesia.pt



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário