Artesãs de Queimados costuram máscaras para ajudar no combate ao Coronavírus – [Blog da Solange Pereira]

As mãos que antes modelavam formas com o objetivo de enfeitar um envolvente, hoje têm trabalhado para salvar vidas. Esta é a rotina de um grupo formado por 13 artesãs do município de Queimados, na Baixada Fluminense, que se uniu para ajudar o próximo em meio à pandemia de coronavírus e evitar a proliferação da doença. A meta inicial da turma é produzir muro de cinco milénio máscaras que serão distribuídas nas unidades de saúde da cidade, tanto para profissionais da extensão, porquê para pacientes com Covid-19.

As profissionais participam das aulas de artesanato da Estação Cidadania Planeta Horizonte, mas, devido às medidas restritivas referentes ao coronavírus e a suspensão das atividades no espaço, têm se mantido ativas por meio da confecção das máscaras enquanto dão sua taxa para a saúde de milhares de pessoas.

Todos os cuidados estão sendo devidamente tomados. Para evitar aglomerações, zero de encontros. A confecção é feita individualmente, ou seja, cada uma em sua moradia. Para tirar dúvidas, as artesãs utilizam as redes sociais e aplicativo de mensagens instantâneas. Tudo para trabalhar pela saúde coletiva sem negligenciar de si mesmas e de suas famílias.

Toda matéria-prima, porquê tecidos e elásticos, são provenientes de doações. Márcia Andrea Nonato (56), moradora do Núcleo, é uma das artesãs do projeto. Ela dedica muro de 4 horas para confeccionar, manualmente, muro de 20 unidades por dia. “O meu sentimento quotidiano é de esperança, solidariedade e força. Minha filha trabalha na extensão da saúde e me diz o que pode suceder se não tomarmos todos os cuidados. Essa é minha maneira de ajudar um pouco”, conta a voluntária.

Juntar os tecidos, fazer medida, trinchar, costurar. Parece simples, mas não é tão fácil produzir máscaras. Natália Souza (50) separou um cômodo da moradia para trabalhar neste objetivo. Ela afirma que, se uma destas etapas der inverídico, o trabalho é jogado fora. “Se as medidas, por exemplo, não forem corretas, as máscaras não ficam seguras no rosto. É um trabalho que nos dá satisfação, por isso temos esta dedicação. Queremos ajudar as pessoas, contribuir um pouco neste momento tão difícil para todos”, ressaltou.

Por , em 2020-04-17 10:15:37


Manadeira eurio.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário