Moradoras de Americana criam ‘varal’ para distribuição de máscaras – O Liberal – [Blog da Solange Pereira]

Duas moradoras do Vale das Nogueiras, em Americana, criaram um varal solidário para distribuição gratuita de mascaras caseiras. Essa foi a forma que elas encontraram de ajudar ao próximo em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Uma novidade fardo está programada para ser entregue nesta quarta-feira (15).

Foto: Registo Pessoal
Varal Solidário fica na Rua Dante Rossi, no Vale das Nogueiras

A iniciativa teve início há murado de duas semanas, quando a professora Amanda de Oliveira, de 30 anos, e sua mãe, Silvia de Oliveira, viram um vídeo no Facebook que explicava uma vez que produzir as máscaras.

Ao ver idosos indo ao mercado sem nenhum tipo de proteção, mãe e filha decidiram debutar a produzir artesanalmente as máscaras na segunda-feira passada. Elas possuíam uma máquina de costura e alguns tecidos.

No dia seguinte, o varal solidário foi criado e as máscaras foram disponibilizadas gradativamente. “A gente colocou um varal com um pouco de vergonha, não sabíamos uma vez que ia ser a validação das pessoas. Nisso foram aparecendo várias pessoas. A vizinha postou no Facebook, aí foi onde começou a viralizar”, disse Amanda em entrevista ao LIBERAL.

Amanda dá aulas em Piracicaba. Porquê está de férias, aproveitou o período livre para atuar na confecção. Ela e a mãe ficam desde o início da manhã até as 23 horas costurando as máscaras. Na semana passada, 80 foram disponibilizadas no varal.

As proteções acabaram rapidamente na última semana, o que obrigou Amanda a trabalhar em uma novidade fardo, que será disponibilizada nesta quarta-feira. Desta vez ela contou com a ajuda da cunhada e de uma amiga, que trouxe uma novidade máquina para agilizar a produção.

Foto: Registo Pessoal
Máscaras são confeccionadas pela professora, que conta com a ajuda da mãe, cunhada e de uma amiga 

As máscaras poderão ser retiradas a partir das 16 horas, no varal solidário, que fica na Rua Dante Rossi, em frente a Creche Tupã, no Vale das Nogueiras, em Americana. A entrega será limitada a dois itens por pessoa.

A professora ainda analisa se continuará com a iniciativa depois de hoje. “A gente pensou em ir mais lentamente porque estamos muito cansadas. Porquê é um trabalho demorado, costumamos fazer poucas máscaras. Se chegar alguma doação, a gente pode até continuar, mas em ritmo menor”.

Para produzir as máscaras, o grupo utiliza tecido 100% algodão ou tricoline, além de elástico fino. Os interessados podem doar esses materiais no endereço citado supra.



Por , em 2020-04-15 09:46:00


Manadeira liberal.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário