Costureiras do bem unidas contra o vírus – Especial Coronavírus – [Blog da Solange Pereira]




Juntas, elas comandam a pilotagem das máquinas de costura para produzir em tempo recorde um grande volume de máscaras de proteção contra a disseminação do coronavírus. Trabalho voluntário ajuda a proteger médicos e pacientes

Foto: Divulgação


A iniciativa começou tímida, com a participação de três costureiras voluntárias, há muro de 15 dias, logo que a pandemia do novo coronavírus fez sumir das prateleiras do negócio produtos porquê álcool gel e outros itens de proteção individual (EPIs). Agora, já são mais de 25 mulheres empenhadas em produzir 10 milénio máscaras descartáveis que serão costuradas e doadas para os hospitais de campanha da cidade. Quem comemora a adesão de tantas mãos solidárias é a coordenadora-executiva da Parceiros Voluntários em Canoas, Jeane Kich. Ela conta que a entidade recebeu uma doação em numerário da Pansera Seguros e do Núcleo de Mulheres Empresárias da Câmara de Indústria, Transacção e Serviços de Canoas (CICS) para a compra do material.

“Com a doação, conseguimos comprar um rolo grande de tecido, de 376,25 metros, que vai render muro de 10 milénio unidades de máscaras”, calcula. De conciliação com Jeane, o material que compraram é próprio para a confecção das máscaras, recomendado e sancionado pela Anvisa. Porquê ele já vem duplo, é só costurar o elástico.

Entidade engajada

Além das costureiras que se voluntariaram individualmente, a entidade Útero Assunta, que atua junto a famílias carentes do Nazário, resolveu participar da iniciativa com a participação de 12 costureiras voluntárias. Segundo Jeane, uma da ações da entidade é a realização de oficinas de costura, onde várias mulheres já se formaram. Agora, elas se unem para juntas replicar o muito. Além das alunas, professoras também vão participar da ação. Muitas vão trabalhar de moradia, mas a Útero Assunta também vai perfurar a entidade para que algumas mulheres possam costurar de lá.

 

Tempo recorde

Jeane acredita que até o final desta semana a equipe conclua a produção das 10 milénio máscaras, que vão para os hospitais de campanha de Canoas. As três voluntárias que começaram a ação já haviam produzido 290 máscaras que foram doadas para o Consecon, Instituto Pestalozzi, Chimarrão da Amizade e Juízo Tutelar de Canoas.

Gostou desta material? Compartilhe!



Por , em 2020-04-14 08:13:00


Manadeira www.diariodecanoas.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário