Secretaria de Turismo emite Carteira do Artesão a distância – Agência Brasília – [Blog da Solange Pereira]

Carteira de artesão | Foto Luís Tajes / Setur-DF
Carteira de artesão | Foto: Luís Tajes / Setur-DF

Os artesãos que ainda não estão cadastrados no GDF podem solicitar a sua carteirinha junto à Secretaria de Turismo (Setur-DF). Durante o período de teletrabalho instituído pelo govenador Ibaneis Rocha em 23 de março, os pedidos poderão ser feitos via WhatsApp à equipe da pasta.

Leia também

Veja, cá, a atualização diária das medidas de combate pelo GDF

A iniciativa tem uma vez que objetivo dar perenidade à emissão da Carteira do Artesão, uma vez que o documento é necessário uma vez que comprovação da profissão para as linhas de crédito oferecidas pelo Banco de Brasília (BRB), criadas principalmente para ajudar os trabalhadores autônomos durante a pandemia do coronavírus. Atualmente, mais de 11 milénio profissionais são cadastrados no sistema do GDF.

“Nós, da Setur, estamos promovendo todas as ações necessárias para que os nossos artesãos tenham a oportunidade de comercializar os seus produtos e obter linhas de crédito, principalmente durante a pandemia do coronavírus. Precisamos nos apropriar a leste momento. Por isso, estamos sempre em procura de alternativas e soluções para prometer que o artesão tenha sua renda garantida” diz a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

O artesão interessado em enunciar a carteirinha deve entrar em contato via WhatsApp, pelo número (61) 9 9147-0748, e enviar os seguintes documentos, em fotos de boa qualidade:

  • Foto 3×4;
  • Foto do RG (frente e verso);
  • Foto do CPF;
  • Foto do comprovante de residência;
  • Foto da própria assinatura;
  • Um vídeo fazendo o resultado;
  • Cinco fotos do resultado finalizado.

Depois a validação dos dados, a equipe da Setur emite a carteirinha em formato PDF e envia ao artesão cadastrado. O documento físico poderá ser retirado na própria Secretaria de Turismo depois o período de teletrabalho, ainda sem data definida.

A artesã Joselma Reis, de 47 anos, é moradora do Riacho Fundo II e conseguiu enunciar sua carteirinha de forma fácil e rápida. E aprovou o serviço.

“Eu gostei muito porque sempre quis fazer a minha carteirinha mas não conseguia ir pessoalmente por razão da correria do dia-a-dia.  Achei muito expedito, ela ficou pronta em dois dias e agora estou mais animada para trabalhar, porque a carteirinha é necessária para participar de eventos e feiras e para conseguir o crédito no BRB, por exemplo”, contou.

Ela trabalha com artesanato há mais de 20 anos e produz acessórios com fuxico, tricô, crochê, materiais recicláveis e diversas outras peças.

Venda pela internet

O artesanato é uma taxa prioritária para a atual gestão da Secretaria de Turismo do DF. Diante do cenário atual, imposto pela pandemia de coronavírus, a pasta se uniu à Federação das Associações de Artesanato do DF e demais organizações do setor em uma parceria com a plataforma de vendas online Square City, para que os artesãos locais garantam sua renda durante o período de isolamento social.

Desde a última sexta-feira (4), os artesãos do DF podem vulgarizar e vender seus produtos, sem custos, por meio da plataforma colaborativa, que funciona uma vez que uma loja virtual. Para facilitar a adesão, a Setur realizou uma videoconferência de apresentação da instrumento aos artesãos e esclareceu as principais dúvidas sobre a utilização.

Até esta terça-feira (7), 120 artesãos estão cadastrados e já utilizam a plataforma para comercializar os produtos. A loja online está sendo divulgada nas redes sociais da Secretaria de Turismo do DF e também pelos próprios artesãos.

Cadastro de artesãos no link: www.square-city.com

Para conferir os produtos que serão comercializados: www.squarecity.app

Linhas de crédito do BRB beneficiam artesãos

Outra iniciativa da Setur-DF para estribar o artesão foi a parceria com o BRB, que criou linhas de crédito principalmente para facilitar profissionais do turismo neste momento de crise. Empresários e autônomos do setor têm disponíveis três linhas de crédito, pelo período de seis meses, com condições especiais de pagamento.

Todos os membros do setor de turismo, uma vez que artesãos, guias turísticos, agências de viagens, rede hoteleira e de hospedagem, agências de guias de turismo, entre outros, podem aderir às linhas de crédito, que têm modelos de empréstimo e financiamento. As linhas de crédito oferecidas são a Confiar (resultado de microcrédito do BRB) e a Progiro Capital de Giro e o BRB Investimento.

Para ter entrada às linhas do Supera-DF é preciso contatar o BRB pelo (61) 3322-1515. As agências estão fechadas, mas há equipes no lugar para fazer atendimento para as empresas.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo

Por , em 2020-04-13 12:57:30


Nascente www.agenciabrasilia.df.gov.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário