Decreto torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas de todas as cidades de Mato Grosso | Jornal Nacional – [Blog da Solange Pereira]

Em Mato Grosso, um decreto estadual tornou obrigatório o uso de máscaras nas ruas.

Os caixas de um supermercado já têm uma proteção de acrílico e, agora, os funcionários só entram se estiverem de máscara. “Boa tarde. Tudo muito? Vamos limpar as mãos. Não é permitido tirar a máscara no mercado, tá muito?”, diz uma funcionária do sítio aos clientes que chegam, higienizando as mãos de todos com álcool em gel.

“Fiquei sabendo que é lei, mas cabe a cada um, ser humano, fazer sua secção, né? Porque a saúde é do ser humano, não do prefeito. Tem a lei, mas o povo tem que se conscientizar, né?”, destaca Ozail Lima, trabalhador rústico.

Nessa semana, a Polícia Militar está fazendo unicamente um trabalho educativo, explicando a valia do uso para quem ainda não está de máscara. Mas, a partir da semana que vem, deve ter multa.

Ainda não se sabe nem quanto nem uma vez que as multas serão aplicadas. De harmonia com o governo, um milhão de máscaras vão ser distribuídas por mês para profissionais de saúde, funcionários públicos e famílias de baixa renda do estado. Polos de produção têm parceria com a federação das indústrias. A encomenda ajudou a modista Aparecida Silva, que estava sem trabalhar.

Abdon Karhawi, médico infectologista, afirma o uso da máscara é importante, mas só ela não é suficiente para se prevenir contra o novo coronavírus: “A máscara é parcial. Os cuidados de isolamento, respeitar a intervalo e higiene, precisam ser mantidos de maneira rigorosa. E a máscara é mais uma instrumento para ajudar”, disse.

Outra medida importante para combater o novo coronavírus são os testes em tamanho. Em Mato Grosso do Sul, o recinto do quartel do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande, se transformou numa espécie de drive thru de coleta de exames; 40 militares receberam treinamento.

“Se esse resultado der positivo, vai ser encaminhada uma equipe de saúde para atender essa pessoa”, afirma Geraldo Resende, secretário de Saúde do MS.

Por , em 2020-04-13 21:39:00


Nascente g1.orbe.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário