Aprenda a fazer a sua máscara de tecido em casa e a usá-la corretamente – [Blog da Solange Pereira]

Usar ou não usar máscara eis a questão? Apesar das instruções ainda não serem claras quanto a se o inferior protege de indumento ativamente contra a infecção do Sars-coV-2, a verdade é  que já existe uma escassez generalizada de máscaras à venda em Portugal e em todo o mundo.

Tendo isso em conta, muitas autoridades de saúde passaram a recomendar o uso de máscaras confeccionadas em lar. E a filial governamental norte-americana Meio para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou ao grande público instruções para a confecção ‘artesanal’ do item.

Opção 1: Com máquina de costura

Notícias ao Minuto                                             © CDC

1. Recorte dois retângulos de 25 por 15 centímetros de tecido de algodão. Coloque um em cima do outro e costure-os em conjunto.

Notícias ao Minuto© CDC

2. Dobre as bainhas para dentro (deixando a estampa para fora). Do lado maior, dobre 0,5 centímetros para dentro. Do lado menor, dobre 1 centímetro para dentro. De seguida, costure as pontas da bainha. Lembre-se de deixar espaço para trespassar os elásticos da máscara.

3. 

Notícias ao Minuto[Legenda]© CDC

Arranje dois elásticos, também com 15 centímetros de comprimento, e passe cada um por uma das bainhas mais largas da máscara. Estes são os espaços para as orelhas. Prenda com força as pontas dos elásticos.

Notícias ao Minuto© CDC

4. Puxe o elástico de modo a que os nós fiquem no interno da bainha. Certifique-se de que o tecido está apertado (mas confortável), capaz de tapar a boca e o seu nariz. Por último, costure o elástico no lugar devido para evitar que escorregue. 

Opção 2: Sem usar máquina de costura

Notícias ao Minuto© CDC

1. Recorte a bainha de uma camisa. O tecido deve ter pelo menos 15 centímetros de profundidade.

2. Recorte um retângulo de aproximadamente 10 centímetros a partir de um dos extremos do tecido, deixando tiras em cima e em grave de 1 centímetro cada. A secção que sobrar será utilizada para tapar a face. Seguidamente, separe as pontas de 1 centímetro da máscara, que serão utilizadas porquê alças. 

3. Use o retângulo para tapar o rosto e a boca (a secção mais larga deve estar na nivelado). Faça um nó com as alças superiores no topo da cabeça. Finalmente, faça um outro nó com as alças inferiores no pescoço.

Por , em 2020-04-11 22:21:00

Nascente www.pelomundodf.com.br