Ações de limpeza chegam aos canais Água Cristal e da Travessa Pirajá – [Blog da Solange Pereira]




Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.

Joaquim e Joel Rodrigues moram há 30 anos na espaço que margeia o meato Chuva Cristal, no bairro da Marambaia, em Belém. No mês de março pretérito, pai e fruto sofreram com os prejuízos causados pelos alagamentos. A chuva invadiu a lar onde moram, um tanto que, segundo eles, não acontecia há pelo menos duas décadas. 

″Ficamos com a chuva pela cintura e estamos com terror de novas enchentes”, diz Joel Rodrigues“Há 20 anos toda essa espaço cá ficava alagada, depois de um tempo melhorou. Agora, com a chuva e a maré subida do mês pretérito, voltou a inundar. Ficamos com a chuva pela cintura e estamos com terror de novas enchentes”, diz Joel. 

Já o pai, Joaquim, relatou os prejuízos contabilizados pela família. “Perdi leito, geladeira, sofá e roupas. Oriente ano a chuva foi supra da média, a gente não esperava que o meato enchesse tanto”, conta o emérito. 

O meato Chuva Cristal está recebendo limpeza manual para a retirada de lixo e entulho das margens e do leitoPara amenizar o drama dos moradores de áreas próximas a canais, o Governo do Estado está promovendo uma ação emergencial de limpeza, com o intuito de reduzir a quantidade de pontos de alagamentos na capital.

Esta semana, 200 homens estão atuando em uma frente de serviços ao longo do meato Chuva Cristal, que está recebendo limpeza manual para a retirada de lixo e entulho das margens e do leito, permitindo que a chuva possa escoar com mais facilidade.

Com a ação de limpeza, o governo procura reduzir a quantidade de pontos de alagamentos na capital.Quem já vivenciou o drama causado pelos alagamentos, sabe da valor de uma ação porquê a que está sendo feita. “Nunca foi feito um serviço assim. Estamos vendo um número grande de trabalhadores limpando o meato e isso deixa a gente mais aliviado. Era pra ser sempre assim”, destaca Joaquim Rodrigues.

A ação no meato Chuva Cristal se estenderá por toda a próxima semana, beneficiando moradores de ruas e passagens transversais das proximidades. 

Via da Pirajá

Nesta quinta-feira (09) as equipes do Governo também iniciaram o trabalho de limpeza e desobstrução no meato da Travessa Pirajá, que fica no bairro da Pedreira. Duzentos homens atuam na limpeza manual e também mecânica da espaço. 

Dona Erny dos Reis conta que no mês de março tudo em volta do Via da Pirajá foi para o fundo depois das fortes chuvasA modista Erny dos Reis mora na Travessa Pirajá,  às margens do meato. Ela conta que no mês de março tudo em volta do ribeiro foi para o fundo depois das fortes chuvas e da maré subida que atingiram a cidade de Belém. Segundo ela, foi a primeira vez que o meato transbordou no trecho entre as Travessas Lomas Valentinas e Angustura.

Equipes do governo atuam na limpeza manul e também mecânica do entorno do meato da Pirajá“Oriente ano foi a primeira vez que o meato transbordou. Coincidiu a maré subida com a chuva e a rua foi para o fundo. O meato é muito sujo. As pessoas jogam tudo que não presta aí: é geladeira, guarda-roupa, colchão, vai tudo parar aí dentro. O trabalho que está sendo feito já deu um paisagem melhor para o envolvente”, comentou dona Erny.

As equipes vão seguir com o cronograma de limpeza das margens do meato da Pirajá e depois passarão para a segmento de dentro, com a retirada de lixo e entulho do fundo do ribeiro. 



Por , em 2020-04-09 15:06:00


Natividade agenciapara.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário