Proteja-se: tutorial de máscaras protetoras de tecido fáceis de fazer em casa – [Blog da Solange Pereira]

Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em procura de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras. No entanto, o Ministério da Saúde do Brasil lançou uma campanha indicando que a população fabrique suas próprias máscaras de tecido.

A recomendação também é que não só os pacientes infectados utilizem das máscaras, mas toda a população comece a usar a proteção. Para isso, trouxemos tutoriais de porquê fazer a sua própria máscara em lar. Lembrando que a utilização média é de 2h, ou até que fique úmida. Ou por outra, o uso é individual. Zero de uma máscara para a família, cada um tem que ter a sua.

Para ser eficiente porquê uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações simples. É preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de tecido, ou seja dupla face. Sobre as escolha de tecido, podem ser feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

Proteja-se: tutorial de máscaras protetoras de tecido fáceis de fazer em casa

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio tipo para que se possa manter o autocuidado. Se permanecer úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou chuva sanitária, deixando de molho por murado de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Máscaras de tecido para uso comunitário funcionam muito muito e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que produzir as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, completou Mandetta.

Vamos aos tutoriais?

Máscara de tecido com costura

  • Para estrear, você vai precisar de um molde e de dois pedaços de tecido, pode ser de tricoline, algodão ou TNT, que você de preferência já tenha em lar. A recomendação da Anvisa para as máscaras eficientes, é que seja utilizado o TNT.
  • Meça em seu rosto para saber o tamanho manifesto ao trinchar, lembrando de deixar nas laterais pelo menos um dedo maior na medida para depois incluir o elástico ou cordão necessário para amarrá-la.
  • Recorte o tecido, deixando uma ligeiro curva na secção superior e subalterno, para prometer que cubra muito a secção de cima do nariz e um pouco inferior da boca.
  • Depois, costure as bordas para inferiores e superiores para dentro. Assim o aperfeiçoamento fica certinho e não corre o risco de permanecer desfiando.
  • Nas duas laterais, deixe um espaço maior aos costurar, de forma que passe facilmente o elástico ou cordão da grossura que você escolher. Ele deve formar uma alça, que você colocará nas orelhas.
  • Se preferir amarrá-la detrás da cabeça, é só não fazer a alça e costurar um pedaço maior do cordão em cada uma das extremidades.
  • Depois esse processo, costure um tecido do mesmo tamanho da máscara do lado interno dela, deixando uma orifício médio que permita colocar um lenço de papel ou papel toalha, para substanciar a proteção.

Máscara rápida sem costura

O Ministério da Saúde também elaborou algumas orientações para que a população que não tem uma máquina de costura em lar faça as máscaras com os materiais fáceis de encontrar. Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar supra das orelhas e inferior da nuca. Desse jeito, o tecido estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto

Use a máscara sempre que precisar transpor de lar. Saia sempre com pelo menos uma suplente e ligeiro uma sacola para zelar a máscara suja, quando precisar trocar. Também é importante lembrar que o uso de máscaras não dispensa a lavagem periódicas das mãos nem a saneamento com álcool em gel ou 70%.

Confira o tutorial fácil liberado pelo Ministério da Saúde inferior:

Por , em 2020-04-08 11:25:00

Natividade www.midiamax.com.br