Confira o passo a passo para a confecção de uma máscara caseira – O Paraná – [Blog da Solange Pereira]

Aprenda o passo a passo de uma vez que fazer três tipos de máscara caseira:

Tutorial 1: Máscara de lenço

Materiais:

1 lenço feminino

2 elásticos de numerário ou de cabelo

1 filtro de papel de moca

Modo de confecção:

Lave com chuva e sabão neutro um lenço feminino ou retalho com medida mínima de 30x30cm;

Recorte ao meio o filtro de papel e separe a segmento mais larga;

Coloque a segmento mais larga no meio do lenço simples e enrole-o;

Enlace as duas pontas do lenço com os elásticos;

Dobre-as para dentro, encaixando as pontas;

Ligeiro ao rosto a segmento dobrada, e deixe a segmento lisa para fora, enganchando os elásticos nas orelhas.

Tutorial 2: Máscara retangular

Material:

Retalhos de tecidos

Elástico generalidade

Modo de confecção:

Escolha tecidos leves uma vez que tricoline, ou mesmo algodão para a produção deste padrão;

Recorte dois retângulos de 17,5 x15,5cm, e dois pedaços de elástico com 16cm cada;

Do lado avesso dos tecidos unidos, fixe a ponta de uma das alças do elástico na segmento vertical da máscara, com uma costura reforçada;

A mesma alça deve ser costurada do mesmo lado, inferior, sempre respeitando 1cm das bordas (lembre-se que vai desvirar a peça);

Repita a operação do outro lado vertical, costurando o retângulo uma vez que se fosse fechar um saquinho, deixando uma introdução de 4cm na segmento subalterno (nivelado) para poder desvirar;

Com a peça desvirada, com ajuda de um ferro de passar, faça 3 pregas com profundidade de 1cm cada, na nivelado;

Lembre-se de costurar no entorno da máscara, para fixar as pregas nas laterais;

Com as pregas prontas, a máscara deverá medir fechada, 10cm de fundura.

Tutorial 3: Máscara Ponta de Pato

Material:

Retalhos de tecidos leves

Elástico generalidade

Modo de confecção:

Com o molde disponibilizado em nossa página, recorte duas segmento de tecido do avesso, resultando em quatro partes;

O molde apresenta uma segmento mais subida, que será a frente da máscara, pegue duas dessas partes e una-as com a costura frontal;

Repita a operação com a segmento de dentro da máscara;

Posteriormente unir as metades, do avesso, una as partes da frente e de trás, costurando o lado superior e em seguida o subalterno deixando as laterais abertas;

Desvire a peça, nas laterais dobre para dentro bordas de 1cm encaixando em cada extremidade uma ponta do elástico e reforce a costura na fundura dos elásticos.

Dicas para todos os tipos de máscaras com costura:

Lave o tecido depois de manuseá-lo, deixando de molho a máscara pronta, por murado de 30 minutos.

Use o ferro de passar, e mexa nas máscaras pelas alças (elásticos), evitando colocar a mão sobre o tecido quando for usá-la.

Cada pessoa deverá ter no mínimo quatro máscaras e trocá-las a cada 2 horas. A máscaras devem ser pertences íntimos, não podendo ser emprestadas ou usadas por uma segunda pessoa.

Ao retirar a máscara, lave-a, ou recolha dentro de uma sacolinha plástica para limpeza.

Por , em 2020-04-08 16:05:00

Nascente oparana.com.br