Valinhos recorre fabricao caseira – [Blog da Solange Pereira]




Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.

Costureira confecciona das m

Leandro Ferreira/AAN

Modista confecciona das mscaras que ajudaro na proteo de profissionais da sade de Valinhos: encomenda de EPIs feita pela Administrao em fevereiro ainda no chegou


Para ajudar a superar a crise no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), revérbero da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, comprou material e contratou duas costureiras para produzirem máscaras e aventais para os profissionais de Saúde. A força-tarefa conta ainda com pelo menos 10 voluntários. A Gestão Municipal adquiriu 80 milénio EPIs em fevereiro pretérito, mas a encomenda ainda não foi entregue pelo trabalhador.

Segundo a coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, Luciana Pignata Brito, são utilizados no sítio 150 aventais e 400 máscaras por dia. A orientação, esclareceu, é que os servidores troquem as máscaras a cada três horas. Deste modo, cada um que chega para o vez de 12 horas recebe um kit com o seu EPI. Na conta, também entram pacientes com sintomas atendidos na tenda da UPA, que recebem máscaras.

A modista Neusa Lourdes, contratada para a confecção desses EPIs, disse que mobilizou seu estúdio de costura só para a produção de máscaras. “Meu tipo de costura é outro, esse é mais quebradiço e precisamos nos adequar, mormente no tocante à questão de segurança e saneamento dos materiais”, comentou.

Na própria UPA Prefeito José Spadaccia, uma servidora da rouparia está produzindo os aventais. “Adquirimos oito rolos de TNT, cada um com 350 metros, e a servidora se prontificou a produzir os aventais”, explicou a secretária de Saúde do Município, Carina Missaglia.

Com esse material, projetou, será verosímil produzir 170 aventais para uso interno. De pacto com a secretária, aventais e máscaras, mesmo que produzidos de forma voluntária, passam pela inspeção de um profissional da Segurança do Trabalho antes de serem destinados ao uso dos profissionais que ajudam no combate ao coronavírus.

Carina lembrou ainda que a medida opção e emergencial adotada pela Secretaria do Muinicípio está focada na normalização do fornecimento dos EPIs para os profissionais que atendem nas UPA. Na sequência, esses equipamentos serão levados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Especialidade de Valinhos (CEVs).

Doação

Na última semana, o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos doou para a Secretaria de Saúde 100 lençóis e 80 aventais, produzidos pela voluntária Lucia Cesare.

O material será utilizado no atendimento médico na Rede Municipal de Saúde. Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, a primeira-dama Renata Previtale, o Fundo Social forneceu material e a mão de obra foi cedida pela voluntária Lucia.




Escrito por:

Da Agncia Anhanguera




Por , em 2020-04-05 12:03:20


Nascente correio.rac.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário