Aprenda como fazer, usar e higienizar as máscaras caseiras durante a pandemia – [Blog da Solange Pereira]




Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.

Por Thalita Queiroz*

Posteriormente a enunciação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na última quarta (1), em que ele passou a recomendar o uso de máscaras para toda a população, as máscaras caseiras se tornaram um novo coligado para o combate ao novo coronavírus. Indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as máscaras descartáveis já estão esgotadas nas farmácias. Já as cirúrgicas e N-95 estão sendo priorizadas para profissionais da saúde.

Diante desse cenário, algumas pessoas deram um jeitinho para se virar uma vez que podem, e até mesmo usar da originalidade para confeccioná-las. Há diversas formas de fazer a sua própria máscara, podendo ser montada de um jeito mais simples ou de uma forma mais elaborada, sendo costurada com um máquina de costura ou com traço e agulha.

A modista Leila Regina Bastos, de 64 anos, moradora de Niterói, faz de um jeito fácil e rápido, para quem tem máquina de costura em moradia. Trabalhando com costura criativa desde muito jovem, Leila começou a confeccionar as máscaras para vendê-las. As máscaras são vendidas no valor de R$ 10 reais e são feitas por encomendas.

Porém, a intenção é que todos possam fazer as suas próprias máscaras em moradia, já que a recomendação é permanecer em quarentena, sem transpor de moradia. Com a ajuda da modista, o jornal O SÃO GONÇALO separou dois métodos de confecção para as máscaras caseiras.

Passo a passo: máscara caseira simples

1- Pegue um pedaço quadrilátero de tecido e dobre ao meio, formando uma dupla categoria 

2- Pegue dois elásticos e prenda nas duas extremidades do tecido, deixando 4 dedos de sobra

3- Dobre a sobra das extremidades na secção de dentro do tecido

4- Agora é só prender os dois elásticos detrás de cada ouvido e usar

Passo a passo: máscara caseira confeccionada em máquina de costura

Materiais:

– Um tecido de 20×20 cm e um um tecido de revestimento de 20×20 cm

– Dois pedaços de elástico de 15 cm

– Máquina de costura

Porquê fazer:

1- Use a máquina de costura para unir o pedaço de tecido e o revestimento

2- Pegue o elástico e coloque na extremidade de cada ponta, costure com a máquina. Golpe os excessos que ficarem

3- Costure todas as aberturas da máscara, nas suas extremidades

4- Faça 3 preguinhas nas laterais 

5 – Agora é só prender detrás da ouvido e usar

Leila está aceitando encomendas de máscaras caseiras confeccionadas com tecido. Para maiores informações entre em contato no número: 21 99296-4881

Veja as orientações dos especialistas da superfície da saúde

Segundo os especialistas, todas as máscaras de uso rendeiro, descartáveis ou de tecido, precisam ser substituídas mal ficarem com a superfície úmida, geralmente dentro de 2 horas. Uma das indicações é que a confecção dessas máscaras sejam feitas com tecidos a base de algodão, para ter uma melhor capacidade de filtração. O uso do tecido de TNT está sendo generalidade e não há nenhuma restrição para ele.

Outra indicação de profissionais da superfície da saúde é de lavar as máscaras de tecido com chuva e sabão toda vez que forem usadas, e depois de secas, devem ser passadas com ferro quente. Ao retirar a máscara do rosto, é preciso estar com as mãos higienizadas corretamente. Os agentes de saúde fazem um alerta: o uso da máscara não anula as ações constantes de higiene, uma vez que lavar as mãos com sabonete líquido sempre e fazer uso do álcool gel.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares 



Por , em 2020-04-03 12:30:53


Natividade www.osaogoncalo.com.br



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário