3 modelos para se proteger do coronavírus – [Blog da Solange Pereira]

Em seguida o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ter recomendado que a população faça máscara de tecido e pare de comprar as descartáveis, a procura por tutoriais sobre uma vez que fazer máscara de tecido para se proteger do coronavírus aumentou e é verosímil encontrar vários modelos na internet. Os mais comuns ensinam uma vez que fazer com tecido, TNT e tecidos especiais.

A recomendação da Anvisa, até o momento, é que seja utilizado o tecido não tecido (TNT), mas estudos da UFPR também apontam boa eficiência para máscaras feitas com tecido 100% algodão.

+ Leia também: veja as orientações e cuidados antes de fazer sua máscara de tecido

Listamos três modelos de uma vez que fazer a sua máscara de tecido para facilitar na sua proteção contra o coronavírus:

Materiais necessários:

  • Tesoura
  • Um pedaço de tecido de algodão, ou TNT, de 20×17 cm
  • Dois pedaços de elástico, para as orelhas
  • Risco e agulha de costura

Uma vez que fazer a máscara de tecido com costura

  1. Pegue o pedaço de tecido e faça três dobras muito no meio do retângulo, de modo que o lado maior seja a profundeza desse retângulo. Você pode usar um ferro de passar para marcar muito esse vinco.
  2. Faça o retoque nas laterais da máscara, dobrando tapume de 0,5 cm em todas as laterais. Você pode costurar a mão ou, se tiver disponível, uma máquina de costura.
  3. Fixe costurando os dois pedaços de elástico no tecido, de modo que as laterais da máscara fiquem com duas alças.

Sua máscara está pronta! O ideal é que você tenha de três a quatro máscaras de tecido, para poder trocar quando necessário.

Para higienizar as máscaras, lave com chuva e sabão e espere secar muito antes de reutilizar.

Protótipo 2: máscara de tecido sem costura

Veja no vídeo aquém uma vez que fazer uma máscara de tecido sem costura, somente com dobraduras. O vídeo está em inglês, mas é auto-explicativo e muito fácil de entender 🙂

Materiais necessários

  • Um lenço de tecido ou pedaço de tecido quadrilátero
  • Duas tiras de elástico

Uma vez que fazer

Protótipo 3: máscara com camiseta ou tecido e sem elástico

Esse padrão é o mais simples de todos, pois utiliza somente um pedaço de tecido. Ele é um dos modelos recomendados pelo Ministério da Saúde.

Materiais necessários

  • Camiseta ou pedaço de tecido retangular
  • Tesoura
  • Papel toalha ou guardanapo (recomendado)

Uma vez que fazer

Imagem: https://masks4all.co/how-to-make-a-homemade-mask/
  • Golpe a camiseta conforme indicado na imagem supra.
  • Coloque uma folha de guardanapo ou papel toalha entre as camadas de tecido
  • Amarre as tiras conforme o vídeo aquém

Vale lembrar que o ministério da saúde publicou uma série de recomendações para utilizar e higienizar as máscaras de tecido. Veja cá

Gostou? Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares!

LEIA TAMBÉM – Pedir comida por delivery é seguro? Veja uma vez que se proteger do coronavírus

Por , em 2020-04-03 09:19:00

Nascente www.tribunapr.com.br