Veja dicas para organizar a casa nesta quarentena – COTIDIANO – [Blog da Solange Pereira]




Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.


Diferentemente de antes da quarentena, muita gente tem ficado as 24 horas do dia dentro de vivenda. Nesse período de isolamento domiciliar por justificação do novo coronavírus existem várias opções de uma vez que ocupar o tempo, uma delas é organizar o lar.

Manu Marchesini, de Curitiba, é personal organizer e explica que deixar a vivenda organizada traz benefícios mentais. “Nossa vivenda é o nosso cantinho no mundo e é importante que esse envolvente seja deleitável. Em um lugar organizado você consegue ser mais criativo, encontra um estabilidade maior. A vivenda é uma vez que um espelho da sua mente, quando você organiza do lado de fora, o lado de dentro também vai se organizando.”

Vá com calma

Segundo a personal, o momento da organização precisa ser prazeroso, por isso, é importante encetar por etapas. A sugestão dela é que você escolha uma música para escutar enquanto arruma os espaços e comece vagarosamente.

“Nunca tire todas as roupas de dentro do armário e coloque em cima da leito. Se fizer isso, a chance de você desanimar, fechar a porta do quarto e dormir no sofá é muito grande.” Manu orienta que as pessoas comecem por qualquer espaço que incomoda pela falta de organização, uma vez que uma gaveta de roupa íntima ou acessórios que sempre estão misturados.

Tire fotos

Zero melhor do que um bom incentivo para continuar as tarefas, uma vez que observar o que você conseguiu fazer. Conforme a personal organazer, tirar fotos do espaço antes e depois colabora com a motivação para continuar a missão.

“Se você vai organizar uma gaveta da cozinha com potes, faça uma foto antes. Quando terminar, fotografe e compare. Isso vai ser bom, você vai ver que tá valendo a pena e seguirá em frente.”

Separe por categoria

A organização é importante, segundo a Manu, para ajudar você e sua família a visualizar o que tem em vivenda e localizar onde as coisas estão. Para ajudar nesse processo, é importante separar os objetos e roupas por categorias.

“Quando for organizar o guarda-roupa, comece pela gaveta, aí você tira todas as calças. Depois que terminar, separe as camisetas e assim por diante. Você vai delimitando os espaços, para saber onde ficará cada coisa.”

Desapegue

Muito mais do que ter espaço em vivenda, é importante saber o que você realmente usa. A dica da Manu é válida para tudo, sobretudo para roupas. Na hora de organizar o guarda-roupa a orientação é ir separando as peças em pilhas, da seguinte forma:

Não serve mais e posso doar

Não uso mais e posso doar

Precisa ser levado à modista

Precisa ir para a lavanderia

Não serve para ninguém usar

Depois de escolher as peças que realmente usa, deixe aquelas que você mais veste em um espaço mais atingível. “Esse desapego é muito importante, ainda mais agora. O inverno tá chegando e tem aqueles que precisam. O recomendável é fazer doações de seis em seis meses, pois o seu desapego pode ajudar muita gente”, destacou.

Todos devem participar

De contrato com a Manu, a organização também é importante para não sobrecarregar uma pessoa da vivenda. “Normalmente é a mulher que sabe onde estão as coisas. Quando você inclui todo mundo na hora de organizar, todos conseguirão encontrar depois. Isso evita atritos com aquela pessoa que está sempre sobrecarregada por precisar saber de tudo.”

A personal ainda destaca que é importante ensinar as crianças sobre onde zelar as coisas. Os pequenos, por exemplo, devem saber arrumar o envolvente depois das brincadeiras.

Guarda-roupa

Para otimizar o espaço dos armários de roupas, depois o desapego das peças, é importante saber uma vez que flectir com um tamanho padrão. Se o espaço do armário permitir, segundo a Manu, o uso de cabides é uma boa opção, pois dispensa a premência de flectir as roupas.

Banheiro

Comece separando os produtos que estão vencidos ou que você comprou e não usou. Eles devem ser doados ou descartados. Em seguida, conforme a personal, categorize e delimite o espaço de cada objeto e resultado do banheiro. Sempre deixe os itens que você usa com frequência em lugares de mais fácil aproximação.

Gaveta de utensílios

Normalmente a gaveta de utensílios da cozinha, conforme a Manu, é enxurro de itens e muitos deles não são utilizados. Dessa forma, é importante encetar tirando dela os itens que são repetidos, além de deixar mais expostos aqueles que são mais usados para facilitar na hora de cozinhar.

A utilização de divisores, que podem ser feitos com potes sem tampas, por exemplo, também ajuda a visualizar melhor os talheres.

Faça um cronograma

Segundo a Manu, é geral as pessoas desanimarem no meio do processo de organização da vivenda, por isso, é importante fazer um cronograma do que você irá arrumar a cada dia.

“Comece pelo crítico e vá listando. Vá vencendo as etapas, faça por partes e não se cobre tanto. Lembre-se sempre que é um desvelo com a vivenda, com a sua família. Isso deve envolver as outras pessoas da vivenda, assim ficará mais ligeiro.”

Uma vez que manter a organização

Depois que tudo estiver no lugar, o repto é manter a organização do envolvente. Segundo a Manu, é interessante tirar uns 10 minutos do dia para recolocar o que foi tirado do devido lugar. Ela explica que quando a família toda participa da organização, fica mais fácil manter o espaço em ordem.

Em casas com vários moradores, a recomendação é usar etiquetas para orientar o que deve estar em cada espaço. “A organização é uma mudança de hábito, não é alguma coisa que acontece de uma hora para outra. As pessoas não devem se cobrar demais por isso, até porque uma vivenda tem vida!”

 

Com informações de G1 PR



Facebook


WhatsApp




Por , em 2020-03-28 12:17:00


Nascente aquiagora.net



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário