O que fazer na quarentena? Veja como customizar jeans – [Blog da Solange Pereira]

Jeans é um dos principais materiais nas roupas dos nossos guarda-roupas. E as peças mais velhas, que talvez não traduzam mais o seu estilo, ficam no fundo do guarda-roupa, esperando por um resgate que talvez nunca aconteça. Por que não reaproveitar essas peças em meio a quarentena, em consequência do coronavírus, para dar um toque pessoal?

Para essa missão, convocamos Giovanna Nader, apresentadora do programa Se Essa Roupa Fosse Minha, do conduto GNT, para mostrar quais são os possíveis caminhos para montar uma oficina de tendência dentro da própria moradia.

“O jeans é um material resistente e todo mundo tem no armário, além de insistir por muitos anos. É muito difícil o tecido permanecer velho e mesmo se rasgar, tem tendência para o jeans rasgado, não deixa de ser um estilo”, opina a consultora de tendência sustentável ao Nossa, que cita a Mig Jeans uma vez que mentora para as transformações.

Separar as peças

Giovanna Nader com colete feito pelo coletivo @migjeans, com quem aprendeu as dicas - Arquivo Pessoal

Giovanna Nader com colete feito pelo coletivo @migjeans, com quem aprendeu as dicas

Imagem: Registo Pessoal

Faça o processo de investigação dentro do guarda-roupa e veja quais peças você não usa mais. Cá, vale substanciar que todas as roupas são possíveis de fazer uma customização: camisas, calças, jaquetas, short, saias, entre outras.

“Na hora de garimpar dentro do próprio armário, é importante permanecer de olho nas peças que você acredita ter potencial para a customização”, conta Giovanna.

Transformar as roupas pela costura

Aproveita a tesoura que usou para descosturar para fazer rasgados na peça jeans - Getty Images/iStockphoto

Aproveita a tesoura que usou para descosturar para fazer rasgados na peça jeans

Imagem: Getty Images/iStockphoto

O poder da união entre uma tesoura e a traço de costura é maior do que se imagina, uma vez que conta a consultora de tendência.

“Se for uma calça, você pode trinchar as pernas e transformar em um short”, aconselha ela ao procedimento, que pode ser finalizado com a costura da barra ou desfiá-la com a ponta das tesouras para efeito mais underground.

“Outrossim, se você tirar a costura de uma calça ou short e costurar uma perna na outra, a peca vira uma saia, longa ou curta. Nessa mesma traço, jaquetas viram coletes e camisas com mangas podem ser adaptadas para o tamanho desejado”.

Usar utensílios alternativos

Lixa de pé pode ser usada para desfiar rasgados e a barra das calças transformadas em shorts - Reprodução

Lixa de pé pode ser usada para desfiar rasgados e a barra das calças transformadas em shorts

Imagem: Reprodução

Objetos usados para preparar receitas fáceis de se fazer em moradia também integram (surpreendentemente) as ferramentas para sua oficina de tendência caseira.

“Use a originalidade com materiais para customização, os quais quase todo mundo tem em moradia”, diz Giovanna. “Use lixa de pé, ralador de queijo e até um escovão de lavar roupa. A partir deles, é verosímil usar a tesoura para fazer pequenos furos na peça, rasgando free style, e depois desfiar com a ajuda de um desses elementos e o efeito que preferir”.

Desenhos e colagens

Desenho feito na parte das costas de jaqueta jeans - Reprodução

Figura feito na secção das costas de jaqueta jeans

Imagem: Reprodução

Sobreposição de tecidos pintados em calça jeans - Reprodução

Sobreposição de tecidos pintados em calça jeans

Imagem: Reprodução

Separe canetas coloridas e tintas especiais para tecido para fazer desenhos ou redigir, de negócio com a sua originalidade, e crie estampas originais. Com acessórios alternativos dá para produzir também colagens, com o auxílio da traço de costura ou cola específica para tecidos — a término de prometer a fixação.

“Você pode grudar objetos nas roupas, uma vez que tampinhas de garrafa, para colocar na jaqueta jeans uma vez que se fossem bottoms, por exemplo”, aconselha. “Use também sobreposição de tecidos, tampinhas de lata, na cor oriundo ou pintadas, patchs, bijuterias que você não usa mais e, assim uma vez que as roupas, estão guardadas no porta-joias”.

Bordado

Jaqueta jeans da Moschino bordada com desenho abstrato - Divulgação

Jaqueta jeans da Moschino bordada com imagem abstrato

Imagem: Divulgação

Uso de linhas coloridas para a costura podem ser feitas na região dos bolsos - Reprodução/Twitter

Uso de linhas coloridas para a costura podem ser feitas na região dos bolsos

Imagem: Reprodução/Twitter

Para quem já tem um conhecimento maior sobre técnicas de costura, ou está disposto a aprender, os bordados com diferentes tipos de cores e técnicas de imagem também valem, até para entreter com formas abstratas.

“Uma técnica que pode ser até terapia é bordar”, aponta Giovanna. “Dependendo, é simples, de suas habilidades manuais para executá-la”.

Por , em 2020-03-28 04:00:00

Natividade www.uol.com.br