Como fazer máscaras em casa e o quanto elas são eficazes contra o coronavírus – [Blog da Solange Pereira]




Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero – entrando agora ganhe Moldes grátis para imprimir + aula de teste.

Diante da pandemia de coronavírus, as máscaras utilizadas tanto por profissionais de saúde e por pessoas infectadas estão sendo utilizadas no mundo todo – o que desencadeou a escassez de insumos deste tipo. 

Uma verosímil solução, logo, seria fazer a própria máscara em morada, principalmente para que pessoas sintomáticas usem. Na última quarta-feira (1), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre o tema.

“Tenha quatro ou cinco máscaras dessas, lave com chuva sanitária. Agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta agora permanecer lamentando que a China não está produzindo. Nós vamos ter que gerar as nossas armas e serão aquelas que nós tivermos”, disse.

Dias depois, o Ministério da Saúde publicou um vídeo com orientações de porquê fazer a máscara de proteção caseira, além de disponibilizar um link com protocolos de porquê manusear e limpar o secundário corretamente.

 

Na semana anterior, João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde, em coletiva de prelo, afirmou que governo federalista está cônscio da escassez de materiais em hospitais e unidades básicas de saúde, mas disse que “o Ministério da Saúde não faz mágica”.

Gabbardo também orientou que pessoas sintomáticas, que precisem usar máscaras, optem por alternativas e deixem o uso das máscaras produzidas pela indústria para os profissionais de saúde. 

“A máscara, para a população, para as pessoas que querem, porque estão sintomáticas, impedir contaminar outras pessoas, é uma barreira física. Faz com tecido. Quem não tem outra escolha, faz com tecido. Pega um tecido, coloca um elástico”, disse. 

O uso da máscara não é necessário para pessoas que estão sem sintomas da covid-19. “Vamos deixar as máscaras que têm registro, que são aprovadas pela Anvisa para serem utilizadas pelos hospitais, pelos profissionais da dimensão da saúde”, recomendou o secretário.

A falta de material também atingiu outros países. Nos Estados Unidos, quando solicitada a se posicionar sobre a escassez pátrio de máscaras, a Vivenda Branca não disse quando profissionais de saúde receberiam o material. No estado de Novidade York, o número de mortes provocadas pelo surto da covid-19 já superou as mortes durante os ataques de 11 de setembro de 2001.

O governo do norte-americano recomenda que os norte-americanos usem coberturas faciais de tecido voluntariamente para impedir a disseminação do coronavírus. 

Em coletiva de prelo em que não usava máscaras, Trump enfatizou que a novidade recomendação não deve ser vista porquê substituição das medidas de distanciamento social consideradas essenciais para sofrear o surto.

“Com as máscaras, será realmente uma coisa voluntária. Você pode usar, você não tem que usar. Estou optando por não fazê-lo, mas algumas pessoas podem querer fazê-lo e tudo muito”, afirmou Trump.

Por lá, o designer Christian Siriano, famoso pelo reality show de tendência Project Runway, disse que sua empresa está disponível para produzir máscaras de tecido. Assim porquê ele, outros designers e artesãos norte-americanos publicaram tutoriais de porquê fazer a própria máscara tanto para uso pessoal – ou realizar qualquer tipo de doação a entidades de saúde.

Se você possui uma máquina de costura, essa é uma maneira de ajudar. Mas antes é preciso entender alguns pontos fundamentais sobre esta questão.

Antes, se você não estivesse doente, provavelmente NÃO precisava usar uma máscara. Agora é dissemelhante.

ASSOCIATED PRESS

Pesquisadora trabalha com testes na pandemia do coronavírus.

Diante da escassez deste tipo de insumo no sistema de saúde, é responsabilidade da população ter responsabilidade com estes suprimentos, principalmente, deixando de comprá-los.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) inicialmente recomendava que, se você estiver saudável, você só precisaria usar uma máscara se estivesse cuidando de uma pessoa suspeita de ter covid-19 ou se estiver tossindo ou espirrando.

A organização também pontua que as máscaras só são eficazes quando usadas em combinação com a lavagem frequente e adequada das mãos. E, se você usa uma máscara, deve saber porquê usá-la e descartá-la adequadamente.

Porém, o uso mais espaçoso de máscaras para sofrear disseminação de coronavírus foi sinalizado – a teoria é que elas sejam usadas para barrar a disseminação das gotículas que pairam no ar até quando falamos.

Mike Ryan, principal técnico em emergências da OMS, afirmou que, o uso destes insumos deve ser focado principalmente em profissionais da saúde, mas abriu a possibilidade para um maior uso de máscaras caseiras ou outras formas de proteção à região da boca.

Há estudos sendo feitos sobre a possibilidade de transmissão aérea do vírus ―que já infectou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo―, mas o principal fator ainda são as pessoas sintomáticas que contaminam superfícies ou outras pessoas por meio de gotículas que se alojam em superfícies.

“Devemos preservar máscaras cirúrgicas para nossos funcionários da risco de frente, mas a teoria de usar coberturas respiratórias ou bucais para evitar tosses ou espirros… isso por si só não é uma má teoria”, disse Mike Ryan.

Ele afirmou, porém, que isso não exclui a urgência de lavar as mãos e de distanciamento social.

Qual a eficiência das máscaras caseiras?

Reprodução/@juliana_sohn

Recomenda-se que máscaras podem ser feitas em tempos de crise, mas porquê último recurso.

Existem dois tipos de máscaras faciais que podem ajudar a reduzir suas chances de contrair o coronavírus: máscaras cirúrgicas simples, e os respiradores, os quais também são conhecidas porquê máscaras N-95.

Os que você vê em notícias sobre a pandemia são máscaras cirúrgicas e o que médicos, dentistas e enfermeiros geralmente usam ao tratar pacientes. Elas são folgadas e relativamente finas, de modo que pequenas gotas ainda podem penetrar nas partes da máscara e não são necessariamente à prova de falhas.

Já as N95 ou respiradores, comumente usados ​​por trabalhadores da construção social, mas também usados ​​por médicos que atendem pacientes que contaminados não só por coronavírus. Essas máscaras filtram murado de 95% das partículas transportadas pelo ar, incluindo vírus e bactérias.

O CCPD (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), nos Estados Unidos, apontam que as máscaras podem ser feitas em tempos de crise porquê último recurso e “devem ser usadas idealmente em combinação com um escudo facial que cubra toda a frente (que se estende até o queixo ou inferior) e os lados do rosto.”

Um estudo de máscaras faciais caseiras da SmartAirFilters.com descobriu que camisetas de algodão e fronhas de algodão são os melhores materiais para fazer máscaras faciais em morada, com base em sua capacidade de conquistar partículas e ainda assim permanecer respiráveis, e que elas têm um desempenho comparável às máscaras de intensidade cirúrgico.

1. Sobre produzir máscaras para uso pessoal

Se você deseja tomar  sobreaviso extra e usar uma máscara facial quando não estiver doente, a melhor coisa a fazer é costurar uma máscara para si mesmo – não compre uma. Caso o faça, estará contribuindo para a escassez.

Reunimos inferior alguns tutoriais simples para fazer máscaras caseiras e de uso pessoal, que protegem contra gotículas respiratórias. Lembre-se de que as bordas da máscara devem permanecer muito ajustadas à pele.

Leia atentamente as instruções e escolha um modo de fazer que se adapte às suas habilidades de costura e aos materiais disponíveis:

A artista Juliana Sohn, da Coreia do Sul, explica porquê fazer:

 

O tutorial da marca de roupas norte-americana “State the Label”:

 

O tutorial da ONG Freesewing.org

Obtenha o padrão completo para esta máscara facial cá.

 

2. Sobre produzir máscaras para uso médico

Se você é técnico em costura e deseja ajudar hospitais locais, pode fazer grandes lotes de máscaras em morada. Mas existem requisitos específicos que devem ser atendidos para que elas sejam aceitáveis para uso médico, portanto, siga-os. Caso contrário, seu trabalho pode ser inútil. 

É sempre melhor entrar em contato com a equipe do hospital para ver se eles estão recebendo doações – alguns locais nem sequer permitem doações de equipamentos de proteção individual e outros têm especificações detalhadas para as máscaras faciais que podem receber. 

Os tutoriais a seguir são para máscaras que foram recentemente aceitas pelos hospitais – principalmente no Estados Unidos.

Tutorial da ‘Sew It Online’:

Nota: Porquê muitos usuários observaram nos comentários do vídeo supra (clique cá para ver o padrão), é melhor não inverter a máscara e usá-la do avesso, porquê sugerido.

Tutorial da ‘A Crafty Fox’:

Ver essa foto no Instagram

This week included a plague & an earthquake but I’m done wallowing because people need my help. And keeping busy helps me. The US needs tens of thousands of cloth masks. Hospitals, nursing homes, everyone needs masks. I know my tribe, and when things get tough, we all pitch in. I’ve shared a tutorial in my stories for a useful mask based on my research. Many hospitals are posting tutorials asking for handmade mask donations & the CDC guidelines recommend their use in the absence of N95 masks. So, can you help? 💚 Hospitals are recommending high thread count materials (think sheets & pillowcases!) with a flannel lining, my research shows 6 layers of gauze has been used with success in the past, and even t-shirt material has been found to be useful at decreasing the contagion. so whatever you have on hand, I’d like to start a mask drive. @thesocorrofoundation, the group working with migrants at the border, has requested 3k masks. Multiple hospitals are asking for as many as they can get for both frontline medical staff & patients. As soon as my kids finish homeschool for today, I’ll put addresses of organizations looking for masks on my blog (acraftyfox.net). 💗 My goal is to coordinate an effort that gets 5,000 masks into the hands of those who need them. If 500 people each make 10, we will do exactly that! You can help by sewing masks, spreading the word to other seamstresses & teaching out to health care providers to find if there is a need in your area. Who’s in?! 💗 #inthistogether #coronavirus #maskshortage #makesomethinggoodtoday #helpinghands #makelifebeautiful #makersgonnamake #quiltersofinstagram

Uma publicação compartilhada por Amanda (@a.crafty.fox) em

 Veja o passo a passo completo de porquê fazer a máscara cá.

*Nascente texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.



Por , em 2020-03-26 04:00:00


Manancial www.huffpostbrasil.com



Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.

Deixe um comentário