Tom Ford fala sobre previsões para o futuro do calendário da moda em 2020 – Vogue – [Blog da Solange Pereira]




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Tom Ford – inverno 2020 (Foto: Getty Images)

Tom Ford – inverno 2020 (Foto: Getty Images)

O que prever para o porvir quando o presente em si é tão imprevisível? Com os Estados Unidos, Itália, França e Inglaterra – além de tantos outros países – em quarentena ou isolamento social, é impossível ter qualquer teoria do que será o resto do calendário da tendência em 2020. Fala-se muito em datas, mas o matéria é mais vasto do que isso: Porquê serão os hábitos dos clientes? Porquê os estilistas vão refletir o que está acontecendo atualmente em suas coleções? Seguiremos os mesmos formatos de apresentações?

“Todo mundo vinha reclamando dos desfiles. Agora adivinhação? Eles podem nem intercorrer em setembro. E pré-coleções? Quem sabe?”, pergunta Tom Ford, em entrevista à Bridget Foley, publicada hoje no WWD. Em sua conversa com a jornalista, o estilista e chairman do CFDA deixa simples que o momento é de transformação, que é impossível declarar qualquer coisa atualmente, mas que em longo prazo, há espaço para otimismo.

“Não faço nenhuma teoria se teremos desfiles em setembro. Depende do que vai intercorrer. Acho que todo mundo tem que considerar também que tipo de roupas e acessórios as pessoas vão querer em setembro. Isso tudo vai mudar o que as pessoas querem comprar. Será que do zero elas vão querer alguma coisa mais recatado? Elas vão querer uma paleta de cores dissemelhante, e uma coleção mais suave? Eu certamente não acho que as pessoas vão querer coleções pesadas ou agressivas. Logo acho que vamos ter que simplesmente sentir onde estamos, que é o que sempre fazemos na tendência. É o revérbero de onde estamos culturalmente, sempre foi, e acho que vai continuar sendo”, diz Tom Ford. “Pode ser que todo mundo faça microcoleções para setembro. Realmente, ninguém pode prever. Isso é o mais louco. Normalmente, você pode se sentar com um projecto de negócios e planejar tudo. Mas ninguém pode traçar planos agora.”

Porquê chairman do CFDA, Ford afirma que ainda está pensando no que fazer quanto à semana de tendência masculina, que aconteceria originalmente em junho: “Não fizemos qualquer proclamação solene ainda. Ainda estamos tentando desenredar o que as pessoas estão pensando sobre isso. Mas, realisticamente, mesmo que ela aconteça, quem vai comprar? Porque ninguém vai ter verba para isso.”

Já porquê estilista, ele parece já ter determinado o que fazer (ou não fazer) com seus showrooms de pré-coleções: “Mesmo que eu quisesse uma pré-coleção, não consigo, porque minhas fábricas estão fechadas. Não podemos ter provas de roupas. Mesmo que eu de alguma forma conseguisse produzir uma coleção e a apresentasse virtualmente em maio, quem iria comprar? Ninguém vai perfurar suas portas para compras, nem minhas lojas”, pondera Tom, que revela que já avisou à sua equipe inteira que a verosimilhança de uma pré-coleção intercorrer é quase nula. “Seria em seis semanas. Quem iria comprá-la?”

No universal, porém, Tom Ford é otimista. Se agora ele tem certeza que ninguém está pensando em fazer compras, em qualquer momento ele acredita que a indústria vai se reerguer e as pessoas irão retomar seus hábitos, mesmo que sob outro prisma. Seus negócios na China, por exemplo, já foram retomados, e os números são bons: “Com nossos cosméticos, nos recuperamos totalmente. Com nosso prêt-à-porter e acessórios, que tiveram queda de 95%, agora já recuperamos 50%. Estamos nos movendo na direção certa em um período relativamente limitado de tempo.”

Sua mensagem final? “Acho que o mais importante é que isso vai passar, e vamos sobreviver. Nossas vidas serão transformadas, nossos empregos podem ser transformados, mas todos são talentosos. Seja você uma modista, um alfaiate, um estilista – sua vida está de cabeça para inferior. Mas é temporário. Isso vai passar e vamos voltar ao trabalho. E vamos ser criativos de novo. 

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Por , em 2020-03-25 08:36:00


Nascente vogue.orbe.com



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