Os povos indígenas são os habitantes originários do Brasil, isso antes mesmo dos portugueses chegarem ao território, em um período sabido uma vez que Descobrimento do Brasil. Consequentemente, a cultura brasileira recebeu influência desses povos, já que grande secção da país é fruto da miscigenação.
No contexto vernáculo e em demais países do continente americano, em 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. Já internacionalmente falando, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 1995, o dia 9 de agosto devotado a eles.
Saiba um pouco mais sobre a cultura indígena!
História dos índios
Durante o período colonial houve ampla discussão em torno da história dos índios. Alguns mencionavam que a origem dos índios estava atrelada a geração das etnias perdidas de Israel, já outros desconfiavam até da humanidade deles, alegando que não tinham espírito. No entanto, em 1537, o papa Paulo III declarou a humanidade dos indígenas na Bula Veritas Ipsa.
Claude Abbeville, um pregador capuchinho, depois fazer uma viagem ao Brasil, em 1612, e ter levado alguns indígenas para a Europa, registrou a forma uma vez que os europeus enxergavam os nativos brasileiros.
É provável ter conhecimento sobre o povoamento da América, já que existem hipóteses de que os ameríndios tenham se originado na Ásia, entre 14 e 12 milénio anos detrás. Eles teriam chegado a essas terras por um subcontinente eleito uma vez que Beríngia, situado na região do estreito de Bhering.
Alguns estudiosos estimam que haviam entre três a quatro milhões de indígenas no Brasil, antes de 1500, espalhados por todos os cantos do país. Hoje, exclusivamente murado de 400 milénio deles vivem na país brasileira.
A estrutura social dos índios é dissemelhante das dos homens brancos, havendo direitos e tratamentos igualitários. Desse modo, a coletividade é uma particularidade notória entre os indígenas.
O seu maior muito, a terreno, é de propriedade de todos, e quando um indígena caça, ele reparte com os pertencentes a sua localidade. Somente os seus instrumentos são individuais, tais uma vez que arcos, flechas e arpões.
O trabalho dos indígenas é um obrigação de todos, mas que é dividido conforme o sexo e a fita etária. Assim, é de responsabilidade feminina o plantio, a colheita, o preparo da comida e o desvelo com as crianças. Já ao sexo masculino são atribuídas as atividades mais pesadas – caça, pesca e guerra.
Ainda na organização social dos índios, duas peças são fundamentais: o pajé e o cacique. O pajé é visto uma vez que um sacerdote, tendo conhecimento dos rituais e recebendo mensagens dos deuses, além de ser curandeiro. O cacique, outro membro importante, é uma vez que um gerente ou líder, que organiza e dá orientações aos demais.
Religião dos índios
A religião dos índios, assim uma vez que outras crenças, possuem grande valimento para a cultura indígena. Cada país realiza seus rituais religiosos próprios, mas todas acreditam nas forças da natureza e em espíritos dos avós.
Em literato aos deuses e espíritos, realizam rituais, cerimônias e festas, sendo o pajé eleito a transmitir os conhecimentos e a tradição às próximas gerações.
Cultura material dos índios
A produção dos povos indígenas mostra aos demais setores sociais a visão que eles possuem do universo, além de ter alguma função útil em seu cotidiano. Sendo assim, a cultura incorpóreo e incorpóreo dos índios repercutem o seu estilo de vida.
A manutenção dessas culturas têm sido muito ameaçadas por conta de inúmeros fatores, desde ambientais a criminosos. A carência dos recursos, em conjunto à influência das populações não-indígenas, têm respingado na produção cultural dos indígenas.
Compreende-se uma vez que cultura material dos índios tudo aquilo que foi produzido por eles e que é passível de ser palpado, sendo a cultura incorpóreo dos índios o seu oposto. Desse modo, as artes e o artesanato indígena se configuram uma vez que um dos exemplos de produções da cultura material.
Arte e artesanato indígena
A arte e o artesanato indígena são maquinalmente associados à cultura brasileira, tendo em vista que são resultados da mistura de diferentes povos, entre eles, os nativos.
As produções artísticas de cerâmicas, cestaria, plumagem, máscaras, pinturas corporais e faciais têm uma vez que matérias-primas algumas partes de animais, folhas e frutos. Inclusive, as tintas geralmente são naturais.
Existem algumas artes que são feitas pelos homens, uma vez que é o caso da arte plumária. Para a realização dela, é necessário seguir um ritual: primeiro a caça, depois o tingimento (tapiragem), o incisão nas formas desejadas e, por termo, a amarração.
A cerâmica, ainda que não esteja presente em todas as aldeias, é popular. Por exemplo, a cerâmica marajoara, concebida na Ilhota de Marajó, é mundialmente conhecida e foi a pioneira na arte de cerâmica do Brasil.
Cultura indígena no Brasil
Grande secção das aldeias indígenas, ao receber influência dos homens brancos, perderam muitos traços culturais. No cotidiano, é generalidade ver indígenas falando português, vestindo roupas e usando aparelhos eletrônicos.
Além de perderem aspectos culturais, muitos contraíram doenças e morreram. As aldeias que conseguiram permanecer isoladas mantiveram a sua cultura, mas são poucas e a maioria está localizada na Amazônia.
Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante, Pataxó e Potiguara são os principais grupos indígenas atuais no país. Uma vez que podemos ver, a cultura indígena no Brasil influenciou a arte, o artesanato, entre outras áreas.
A manutenção dos costumes e da tradição dos povos nativos ocorreu também em função da geração da Instauração Vernáculo do Índio (Funai). De concordância com o último recenseamento realizado pelo Instituto Brasílico de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, aproximadamente 0,4% da população brasileira é formada por povos originários, um totalidade de 800 milénio no Brasil.
Você pode gostar também de:
Por , em 2020-03-25 15:59:16
Nascente escolaeducacao.com.br
Clique aqui e saiba mais sobre o Super Kit de Moldes + Curso de Costura do Zero. Clicando agora você ganha mini kit gratuito para imprimir + aula grátis.