Vogue ♥ Pequenas Marcas: os criadores de moda que precisam do nosso apoio – Vogue – [Blog da Solange Pereira]




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Campanha Vogue ♥ Pequenas Marcas (Foto: Reprodução)

Campanha Vogue ♥ Pequenas Marcas (Foto: Reprodução)

Se alguém dissesse, em janeiro, que você estaria presa em vivenda, em isolamento social, por tempo indeterminado a partir de março, você acreditaria? Pois é, mas aconteceu. A pandemia pegou todo mundo de surpresa e acabou com planejamentos estratégicos de pessoas físicas e de marcas – e quem mais sofre com isso é o pequeno produtor, o trabalhador autônomo, aquele que não tem um pé-de-meia ou uma poupança à qual recorrer nesta emergência.

Cá na Vogue, decidimos fazer o que está a nosso alcance para ajudar a tendência brasileira a passar por esse furacão. Para tanto, voltamos nossos olhares para os criadores, designers e estilistas nacionais que trabalham de forma independente e destacamos seus trabalhos. Inferior, veja as pequenas marcas que o nosso time adora seguir no Instagram e que merecem seus carinho e atenção. 


Eliza Conde (Foto: Reprodução)

Eliza Conde (Foto: Reprodução)

Paula Merlo, diretora de teor
“Sofisticação feita à mão sem pretensão – rimou! – é especialidade da carioca Eliza Conde desde que sou jovem. Ando paquerando as bolsas saquinho de pele tie-dye com pegada rocker, que, em cores sóbrias, saem do mood ‘endless summer’ para fulgir no inverno. A designer já teve loja, mas hoje funciona somente com vendas pelo WhatsApp.”


Victor Hugo Mattos (Foto: Reprodução)

Victor Hugo Mattos (Foto: Reprodução)

Pedro Sales, diretor de tendência
“Num momento tão duro vamos relembrar a marca que no ano todo nos faz fulgir. Poderoso nos acessórios e bordados, Victor Hugo Mattos se aventurou recentemente no prêt-à-porter, mas com um handmade digno de Couture, levando a mão de obra artesanal brasileira de altíssima qualidade para outro nível. Comprometido com a sustentabilidade, ainda se arriscou no decorativismo de peças vintage reforçando o noção de upcycling em seu último desfile de inverno.”


Neriage (Foto: Reprodução)

Neriage (Foto: Reprodução)

Camila Garcia, redatora-chefe
“Sou fã da Neriage desde 2017 quando a marca foi criada pela Rafaella Caniello. Rafa faz roupas com psique e cheias de trova, que servem tanto para um home office elegantíssimo, uma vez que para os agitos que certamente virao pós-quarentena. O melhor: a coleção Trilha, que tem uma vez que tema estar em contato com si mesma e com o envolvente que você nasceu (mais atual, impossível, né) está com frete gratuito no site da marca e mais 10% de desconto em todas as peças.”


Anace (Foto: Reprodução)

Anace (Foto: Reprodução)

Renata Garcia, editora do dedo
“Conheci a Anacê, das jovens paulistas Ana Clara Watanabe e Cecília Gromann, no termo de 2019, durante uma visitante ao Ondina 55 (coletivo multicriativo e funcional de novos nomes da arte e design, onde mantém um ateliê) e vi de perto o trabalho autoral da dupla, refletido numa alfaiataria genderless e vibrante. Fundada em abril de 2019 e com três coleções lançadas até nascente inverno, a marca já vestiu cantores uma vez que Silva e Liniker e conquistou as araras da multimarcas Choix. Com a disseminação da pandemia no Brasil e o aviso de distanciamento social, as estilistas tiveram que se reinventar:  ‘Recebemos as peças em meio ao caos e estamos ainda buscando alternativas de uma vez que enviar nosso resultado, nosso propósito, mantendo nosso negócio em meio a toda essa loucura que estamos vivendo. O papel do designer é pensar uma vez que podemos mudar o mundo através de novas soluções criativas. A tendência vernáculo resiste!’, reflete Cecilia, que junto com Ana, convidou cinco amigos para vestir as novidades da estação fria e gravar um vídeo em suas próprias casas transformado no belo e reflexivo fashion film da campanha. ‘Tivemos que fazer algumas alterações na transporte da marca e essa coleção será produzida somente sob demanda’, avisaram. Espere por ótimas camisas e conjuntinhos de blazer e calça coloridos com shapes volumosos para usar muito além do home office.”


David Lee (Foto: Reprodução/ Instagram)

David Lee (Foto: Reprodução/ Instagram)

Vívian Sotocórno, editora de tendência
“Conheci o cearense multitalentoso há pouco mais de um ano em Londres, ele havia sido escolhido pela London Fashion Week para uma exposição que reuniu novos estilistas de todo o mundo. David tem um trabalho belíssimo com crochê, feito em parceria com artesãs locais, e hoje faz segmento da nossa plataforma de Novos Talentos do Veste Rio. Antes do mundo ser assolado pelo coronavírus, ele comemorava a conquista de seu primeiro ponto de venda, a multimarcas Privilégio 011, em São Paulo, ainda me lembro de quão feliz estava quando me contou. Agora, é provável comprar suas peças via Instagram ou WhatsApp. Será necessário muito espeque à tendência vernáculo, que passa por uma período repleta de talentosas novas marcas – para as quais não será zero fácil passar por uma crise uma vez que esta.”


Bruna Botti (Foto: Reprodução)

Bruna Botti (Foto: Reprodução)

Luiza Souza, editora sênior de formosura e wellness
“Sou cliente da Botti desde que ela nasceu, há quase seis anos. Os sapatos que a Bruna Botti confecciona são todos feitos a mão, são poucas unidades de cada par, as peças sempre originais e exclusivas – sua marca registrada é produzir calçados confortáveis (zero de saltos agulhas e tirinhas que “pegam) e flats irresistíveis que fazem toda a diferença num look. Sou amiga pessoal da designer e sei do esforço que ela tem para fazer a roda rodopiar, além de fabricar projetos sustentáveis na tendência.

Agora, uma vez que tantos outros empreendedores, vem pretérito por um período de muitas dúvidas – a crise que vivemos a pegou enquanto sua loja está em reforma e ela havia recém-aberto um novo escritório. Mesmo assim, não deixou a peteca tombar e quis ajudar de alguma forma os idosos e pessoas carentes. ˜Vi que as máscaras cirúrgicas estão em falta e fui detrás de matéria-prima para que os funcionários da fábrica que trabalham com a Botti a confeccionem. Só que tudo estava fechando, liguei para mais de dez fornecedores para conseguir comprar tricoline e elástico para esta produção”, conta. Com a marca paragem há mais de duas semanas, Bruna precisava de um investimento para financiar o projeto. “Decidi vender todo o meu montão de sapatos, que inclui peças da primeira coleção da Botti. Vários pares eu usei pouquíssimas vezes, mas os guardava uma vez que recordação, tenho lá meus preferidos e os que me marcaram de alguma forma.

A venda peculiar acontecerá em breve no Instagram da marca. Enquanto isso, a novidade coleção segue com vendas por Whatsapp.”


Greg Joey (Foto: Reprodução)

Greg Joey (Foto: Reprodução)

Anita Porfirio, editora-assistente do dedo
“Lucas Danuello segue a escola de estilismo do ‘quanto mais tecido, melhor’, e isso fica evidente na sua Greg Joey, criada no termo de 2018. A marca, que transita no espectro entre gêneros, já tem uma vez que potente particularidade os shapes largos e as fibras naturais e de subida qualidade (eu ouvi seda?). Ou seja, é perfeita para permanecer dias em vivenda no maior conforto e não terebrar mão da elegância – na verdade, você fica ainda mais elegante ao vestir uma peça da grife. Para comprar, mande uma DM no Instagram ou vá direto para seu site próprio: os modelos à pronta-entrega tem pouquíssimas unidades, mas também podem ser adquiridos sob encomenda. Também está à venda no Privilégio 011, mas a loja está de portas fechadas.”


Esc (Foto: Reprodução)

Esc (Foto: Reprodução)

Juliana Beukers Ruiz, stylist
“Com o tempo lindo que está fazendo, em dias de isolamento social, eu não vejo a hora de pegar uma prainha com muito banho de mar, chuva de coco e horas no sol. Por isso, a minha marca escolhida é a carioca de beachwear Esc, comandada pelo catarinense André Lucian. É o que eu quero usar saindo da minha quarentena e é muito importante, em um momento uma vez que nascente, que a gente apoie marcas nacionais para que elas consigam se sustentar durante a crise e alcem voo ainda mais superior quando tudo isso findar.

A Esc, criada em 2017 e hoje segmento da plataforma de Novos Talentos da Shop2gether, aposta em uma tendência praia supercool, que além de maiôs e biquínis que prezam por uma modelagem confortável e rica em detalhes nos drapeados e recortes, reúne uma traço de vestidos e panôs que dão vontade até de trazer para a cidade.

Bacana lembrar que a marca também valoriza a sustentabilidade e responsabilidade social: 70% do elastano usado, material prima do beachwear, é biodegradável; e as clientes podem restituir peças antigas, que são doadas à instituição Mulheres do Sul Global (que contribui para o empoderamento econômico de mulheres refugiadas), e receber desconto na obtenção de peças da coleção atual.”


Rocio Canvas (Foto: Reprodução)

Rocio Canvas (Foto: Reprodução)

Paula Mello, produtora de teor de tendência
“A Rocio Canvas, comandada pelo curitibano Diego Malicheski, é uma marca que tem estética minimalista, mas, ao mesmo tempo, detalhes supermodernos – seja pelas assimetrias e construções inusitadas ou pela pegada artsy, que faz segmento do seu DNA. Escolhi a Rocio para ‘abraçar’ porque acredito que as peças da grife – que inclui alfaiataria, roupas em tricô e casacos com modelagens diferenciadas – são atemporais, nunca vão permanecer datadas no seu guarda-roupa. A peça do inverno 2020 da label que eu estou namorando é a minissaia de velo cinza mistura, que já pode ser encontrada no Shop2gether.”


Chapéu Beachwear (Foto: Reprodução)

Chapéu Beachwear (Foto: Reprodução)

Alice Coy, produtora de teor de tendência
“Com produção própria e pequenas quantidades, a Chapéu é onde eu mais sabor de comprar maiôs e biquínis. Fundada por dois designers gráficos, fazem um beachwear com modelagens lindas, paleta de cores chique e muita qualidade. Devido ao momento atual, tiveram que dar um pause nas operações, mas no site chapeubeachwear.com.br é provável comprar um vale compras – que ainda vem com um brinde de outras marcas independentes, uma vez que Luiza Dias 111.”


Mateus Cardoso (Foto: Reprodução)

Mateus Cardoso (Foto: Reprodução)

Sam Tavares, stylist
“Escolhi a marca homônima de Mateus Cardoso. Paladar muito do trabalho do estilista porque acho que ele tem um novo olhar sobre design para nascente setor, através de estudo de formas, proporções, cores, tecidos e em remate com foco nos processos da alfaiataria. A marca atravessa barreiras de gênero e atende hoje homens e mulheres a partir do mesmo resultado, adquiridos sob medida, por encomenda e, em breve, no ateliê e no site em período de construção.”


Ecran Studios (Foto: Reprodução)

Ecran Studios (Foto: Reprodução)

Laís Franklin, produtora de teor de cultura e lifestyle
“Gostaria de sugerir a marca carioca Ecran Studios. Eles fazem brincos de acrílico artesanais muito únicos. Tenho uma coleção própria de pelo menos uns cinco deles. A marca também faz belos lenços, cangas e clutches inusitadas com a mesma pegada geométrica e urbana. Vendem online e em alguns pontos uma vez que VOID e fizeram uma collab mara com a Ahlma, do André Carvalhal.”


Luiza Dias (Foto: Reprodução)

Luiza Dias (Foto: Reprodução)

Bárbara Öberg, produtora de teor de formosura e wellness
Faz tempo que sou fã das peças da designer Luiza Dias. Na sua marca Luiza Dias 111, além de oferecer acessórios acessíveis, ela também consegue atingir todos os gostos, dos mais minimalistas aos mais extravagantes, com colares, brinco, pulseiras e anéis feitos com madeira, murano, acrílico e pedras brutas. Para incentivar as compras durante os próximos meses, os itens da sua traço clássica estão com 15% de desconto e na compra de qualquer uma delas você ainda ganha um bônus de 10% para ser usado em sua próxima compra, válido para todo site até dezembro de 2020.”

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Por , em 2020-03-24 08:02:27


Nascente vogue.orbe.com



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