Pequenas lojas funcionam com as portas fechadas em São Paulo – Notícias – [Blog da Solange Pereira]




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Pequenos comerciantes e prestadores de serviços trabalham com as portas fechadas ou semifechadas em São Paulo. Para não quebrar, os lojistas que não têm licença para vender mantimentos ou itens essenciais apostam nas vendas por telefone ou internet. Alguns chegam a deixar a porta entreaberta, indicando que os clientes podem fustigar e comprar um ou outro item de maneira rápida, sem entrar na loja.


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“Provavelmente amanhã eu fecho as portas, em razão da quarentena. Até agora estava oportunidade, porque tenho serviço de lavanderia”, diz Lucia Souza, prestadora de serviços de lavanderia, costura e tingimento. Ela conta que até mesmo as encomendas que já haviam sido feitas antes da crise causada pela pandemia do novo coronavírus ficaram prejudicadas. “Esses dias fiz a entrega de um terno. O rapaz recebeu, mas disse: Vou pegar mas nem vou usar a roupa. A formatura foi cancelada'”, conta.


Também na zona leste da cidade, o possessor de um negócio de materiais descartáveis que vende no varejo e no atacado conta que já colocou, desde quinta-feira da semana passada, metade dos funcionários em férias. “Estamos recebendo as encomendas por telefone e disponibilizamos um lugar para retirada. Fornecemos embalagens para delivery e esse serviço continua operando”, diz.


Aliás, em uma porta menor, ao lado da ingresso principal da loja, algumas pessoas faziam uma pequena fileira para compras de urgência. “As pessoas estão precisando de descartáveis: copos, talheres”, diz o possessor do estabelecimento.


Ele fala que o time administrativo da pequena empresa já negocia a prorrogação de prazos de pagamento com fornecedores e, na outra ponta, com os clientes. “Aliás, estamos detrás de crédito”, diz. Lucia Souza, da lavanderia, também afirma que vai procurar fazer acordos com a imobiliária onde aluga seu ponto mercantil e com a própria funcionária.


De lojas de artigos para decoração até perfumarias, o que se vê nas ruas é o mesmo. Avisos com o telefone para fazer as encomendas, intensificação na informação com os clientes nas redes sociais e o temor de não conseguir remunerar as contas do mês.


De convénio com o presidente da Associação Mercantil de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait Neto, a originalidade dos lojistas neste momento é a saída para os pequenos empreendedores. “As medidas de combate à disseminação do novo coronavírus são drásticas exatamente para os pequenos comerciantes. O que está valendo é a originalidade. Internamente, a empresa tem que continuar funcionando de alguma maneira”, diz.


Até o atendimento “a meia porta” é justificável para o presidente da Associação: “O que foi determinado, corretamente, é a interrupção de atendimento ao cliente e a proibição de aglomerações. Agora, atender uma pessoa ou alguma negociação que estava em curso, isso é provável”, argumenta. Ele diz que a orientação da ACSP é de que haja menos funcionários nas lojas e que se faça uma jornada reduzida, respeitando as normas de higiene e segurança dos trabalhadores.


Alfredo destaca, porém, que os comércios de pequeno porte não têm estrutura própria para prometer as vendas online. “Os pequenos comerciantes que não estejam vinculados a alguma plataforma, não têm estrutura para continuar suas vendas uma vez que outras empresas”, afirma.


Ele diz ainda que caso a situação do fechamento continue, os comércios menores não têm uma vez que sobreviver. “Em uma estudo empírica, se o fechamento insistir até 31 de março, as empresas poderiam sustentar de alguma maneira. Se insistir até 30 de abril, elas fecham”, diz Cotait Neto.


Ele defende que muitas pequenas empresas não conseguem aderir a soluções de vendas criativas e não presenciais e que esses setor precisa de ajuda do governo no pagamento de salários, impostos, dívidas e compromissos com terceiros, nesta ordem.


manancial: Estadão Conteudo

Por , em 2020-03-23 19:16:40


Natividade noticias.r7.com



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