Coronavírus: Ideias para garantir renda no isolamento – [Blog da Solange Pereira]



O surto de coronavírus afetou gente de todas as classes sociais, e quem teve a renda paralisada já enfrenta dificuldades financeiras. Mas é na crise que as oportunidades surgem, e há alternativas para prometer renda, com serviços que podem ser feitos mesmo em isolamento.

O governo do Estado e o Serviço Brasiliano de Suporte às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontaram ideias para lucrar moeda em meio ao cenário atual.

O diretor-técnico da Escritório de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendorismo (Aderes), Hugo Tofoli, disse que é necessário propalar os serviços, usando, por exemplo, o WhatsApp. Entre as ideias, marmitas e outros provisões diversos:

“Com a Páscoa, ovos de chocolate e torta capixaba são uma boa opção para ter renda extra.”

Tofoli destaca que trabalhar porquê entregador de provisões também é boa opção para manter a renda, já que eles serão importantes para prometer as entregas.

“A pessoa até pode realizar as entregas de seu resultado por conta própria, mas aí entra também a possibilidade de contratar o serviço de uma pessoa para ser motoboy, por exemplo. Simples que o motoboy deve ter cuidados com higiene, portanto deve se dar uma preferência pelo pagamento on-line via cartão de crédito.”

Já a gerente da Unidade Regional Metro politana do Sebrae-ES, Adriana Rocha, dá ideias que vão além da venda de marmitas e produtos de Páscoa. Ela cita o serviço de passeio com animais porquê uma das formas de driblar a crise.

“É uma boa opção, porque há pessoas com animais em lar que têm susto de trespassar nesse momento, ou impossibilitadas de se saírem. Simples que, durante o passeio, deve ter cuidados com a higiene, porquê uso de máscara.”

Oferecer serviço de lavagem de roupas, de costura ou ir a mercados e farmácias para comprar produtos também são opções, conforme explicou o professor de empreendorismo da UVV, Rafael Galvêas.

“São serviços que podem ser prestados a idosos, que estão no grupo de risco. A pessoa se oferece para comprar os produtos e levá-los até a lar desse idoso. É uma forma dele não permanecer sem o resultado e também de renda para quem precisa.”

Flávio Fabiano atende pela internet (Foto: Acervo Pessoal)

Flávio Fabiano atende pela internet (Foto: Pilha Pessoal)

Legista criminalista pela internet

O legista criminalista Flávio Fabiano trocou o atendimento a clientes no escritório pelo trabalho em lar, com atendimento por meio de ferramentas disponíveis na internet.

“Estamos trabalhando com o escritório fechado, sem contato presencial com clientes, que estão sendo atendidos por meios eletrônicos, porquê Skype, WhatsApp, pelas redes sociais e por telefone. Porém, estamos mantendo as diligências mais urgentes em fóruns e delegacias.”

A adoção do trabalho em lar tem o objetivo de resguardar a saúde da família do profissional e de seus clientes. “O vírus está aí, já fez estragos por muitos lugares por onde passou e está simples que devemos todos fazer a nossa segmento”, enfatizou.

Aposta na Páscoa

Gabriela começou a fazer ovos de Páscoa (Foto: Acervo Pessoal)

Gabriela começou a fazer ovos de Páscoa (Foto: Pilha Pessoal)

A estudante de Ensino Física Gabriela Ribeiro Oliveira resolveu iniciar a fazer ovos de Páscoa em meio à crise.

Ela estagiava em uma escola de Vitória que parou devido ao vírus e contou com a divulgação de amigos para vender os produtos.

“Tenho divulgado nas redes sociais e tenho ajuda de amigos. É a forma que encontrei para conseguir manter a renda para a família.”

Marmitas low-carb

Penha vê a oportunidade de investir nessa modalidade (Foto: Acervo Pessoal)

Penha vê a oportunidade de investir nessa modalidade (Foto: Pilha Pessoal)

A chef de cozinha Penha Storck conta que, além de produzir bufês, já tinha um serviço de entrega de marmitas low-carb.

Agora, com a crise do coronavírus, ela vê uma oportunidade de investir mais no serviço de entregas.

“Quem tem afinidade e conhecimento gastronômico tem uma boa oportunidade durante esse período.”


Saiba Mais


Produção de marmitas

  • Marmitas para almoço e jantar são boas opções para atender à população e obter renda, tendo em vista que segmento das pessoas não tem o prática de cozinhar.

  • É preciso, entretanto, tomar cuidados de higiene. O uso de luvas, turbante e máscara é fundamental.

Produtos da páscoa

  • Com a aproximação da Páscoa, itens porquê ovos de chocolate e torta capixaba são uma boa pedida.

  • Usar da originalidade para produtos os itens artesanais é importante. Optar por recheios diferenciados pode ser uma forma de atrair a clientela.

  • A higiene na produção desse tipo de comida também deve ser níveo de atenção.

Venda de verduras e frutas on-line

  • Quem já é do ramo esculento e tem qualquer tipo de negócio, pode explorar as redes sociais para propalar seu resultado, e realizar entregas das compras.

  • É uma estratégia que pode funcionar mormente para mercados de bairro, que possuem uma boa clientela na região e não precisarão fazer um deslocamento tão grande para as entregas.

Passeios de animais

  • Oferecer o serviço de passeio de animais de grande porte, que ficam agitados caso não saiam para dar uma volta, é uma opção em um momento onde donos de Pets podem permanecer receosos de trespassar para passear com os animais.

  • Para trenar a função, a dica é trespassar de cxasa usando blusa de manga comprida e luvas, tirar acessórios metálicos, porquê brincos, anéis, pulseiras e relógios, e evitar o contato com outras pessoas durante o passeio.

  • Há ainda a opção de incrementar o serviço cuidando da higiene dos animais. Neste sentido, dar banhos e trinchar as unhas podem entrar no pacote e, dessa forma, o valor do serviço pode ser mais cimalha.

Costura e limpeza

  • Para quem entende de costura, oferecer serviços para consertar roupas é uma boa forma de obter renda.

  • Outrossim, há a possibilidade de prestar o serviço de lavagem de roupas, lençóis e cobertores.

  • A dica o zelo na hora de realizar o serviço. Luvas devem ser utilizadas para evitar contato com roupas de outras pessoas, além de não misturar as peças de várias famílias entre si.

Cuidar de idosos

  • O trabalho de cuidador de idoso também entra nessa teia de oportunidades, já que muitos idosos precisam de companhia e séquito.

  • Apesar de não ser estritamente necessário ter um curso para cuidar de idosos, é recomendado que seja feito por profissionais da espaço de Enfermagem, que possuem maior conhecimento para esse tipo de serviço.

Artesanato

  • Produzir artesanato é bem-vindo neste momento. Há opções porquê pintura, potes de vidros ornamentados com fita, peças de feltro, entre outros.

Serviço de motoboy

  • O serviço de motoboy se torna ainda mais demandado com a situação atual, tendo em conta que muitas pessoas resolvem pedir comida ou produtos enquanto estão isoladas.

  • É necessário tomar os cuidados necessários com a higiene, porquê usar álcool em gel para higienizar as mãos.

Videoconferências

  • Serviços por teleconferência e mensagens de texto também são boas alternativas para profissionais porquê advogados, psicólogos, professores e educadores físicos.

  • Profissionais dessas áreas podem trenar seu trabalho com o cliente por vídeo, tanto ao vivo quanto gravado, ou mesmo por escrito, em conversas via whatsApp.

  • O serviço de aulas on-line, por exemplo, já está sendo adotado por faculdades, ou seja, se você é professor, pode utilizar desse recurso para manter sua renda.

Manadeira: Sebrae, Aderes e Rafael Galvêas.

Por , em 2020-03-22 20:43:00



Conheça o Super Kit de Bordados – Super kit com mais de 3 mil matrizes para bordados computadorizados. Aprenda a usar sua bordadeira Elna, Singer, Janome, Brother e outras. Acesse agora e ganhe matrizes grátis



Conheça o Super Kit de Moldes com mais de 60 moldes em tamanho real para você baixar e imprimir + Curso de Costura do Zero, curso para costureiras iniciantes aprenderem do básico. Acessando agora, ganhe mini-kit grátis com vários moldes e uma aula grátis!

Manadeira tribunaonline.com.br

Deixe um comentário