Histria & Estrias do Dia da Internacional da Mulher – [Blog da Solange Pereira]



A modista das bailarinas

Progénito de nordestinos, que vieram do Rio Grande do Setentrião fugindo das recorrentes grandes secas, numa longa viagem de navio até Manaus e de lá de paquete para o Território Federalista do Guaporé, Maria Ferreira dos Santos, ou melhor, a Nenzinha é uma das mais antigas costureiras da região medial de Porto Velho.

Trabalhou na tradicional Confecção Bezerra e há quase 20 anos é responsável pelas roupas do balé do Instituto Lauro Vicunha. Vestiu também primeiras damas do Município e do Estado.

A Nenzinha divide sua vida entre a paixão pela costura e a família formada pelo marido Clóves, os quatro filhos: Roberval, Reginaldo, Rosilene e Rosinaldo e os netos: Letícia, Gabriela, Rodrigo e Rafael.

Nos últimos anos assumiu a missão de cuidar da mãe, que estava com Alzheimer. Quem tem qualquer parente com essa doença neurodegenerativa sabe a luta diária que ela enfrentou. Além da perda da memória, o paciente sofre de incontinência urinária e fecal, dificuldade para consumir e deficiência motriz progressiva. Os médicos recomendam que esses pacientes tenham comitiva de cuidadoras ou enfermeiras em tempo integral. Uma urgência longe da verdade financeira de centenas de famílias brasileiras. Dona Nenzinha era uma delas e assumiu totalmente os cuidados maternos. A costura sua profissão foi deixada de lado nesse momento.

Depois que a mãe faleceu retornou aos trabalhos com a mesma paixão e humor. Ela é uma “gaiata” entrega seu neto, o cabeleireiro Rodrigo! “Quando vamos fazer uma foto, ela faz esgar e não deixa! Minha avó é uma pessoa muito satisfeito”, comenta o neto.

Uma das moradoras mais antigas da Rua Duque de Caxias, reside desde a dez de 70, ela é o marido já tiveram uma carteira de banana e castanhas e mesmo com suas tarefas de esposa, modista e filha sempre teve tempo para ajudar nas vendas. Coisas de mulher, acostumada a desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo sem falhar em zero. Ás vezes, algumas dessas guerreiras deixam a vaidade de lado, não a Nenzinha! Suas unhas são longas, sempre pintadas e seus cabelos impecavelmente loiros!

Uma esposa, mãe e avó que representa muitas mulheres de nosso Estado!



Por , em 2020-03-05 05:00:00



Conheça o Super Kit de Bordados – Super kit com mais de 3 mil matrizes para bordados computadorizados. Aprenda a usar sua bordadeira Elna, Singer, Janome, Brother e outras. Acesse agora e ganhe matrizes grátis



Conheça o Super Kit de Moldes com mais de 60 moldes em tamanho real para você baixar e imprimir + Curso de Costura do Zero, curso para costureiras iniciantes aprenderem do básico. Acessando agora, ganhe mini-kit grátis com vários moldes e uma aula grátis!

Nascente www.ariquemesonline.com.br

Deixe um comentário